ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DOS ALUNOS EM PROBLEMAS DE VALOR OMISSO
Palavras-chave:
Proporcionalidade direta, ensino exploratório, resolução de problemas, estratégias matemáticasResumo
Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como
principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma
abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto
escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que
os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta,
sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram
igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade
dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.
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