UM EXEMPLO DA RIQUEZA ETNOMATEMÁTICA DE ANGOLA:

AS ARMADILHAS DE CAÇADORES DO SUL DE ANGOLA

Autores

  • Simão Selezi Universidade Cuíto Cuanavale e Universidade de Coimbra
  • Jaime e Silva Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Etnomatemática, grupo étnico Ngangela, práticas culturais, educação matemática

Resumo

É defendido por vários autores que a valorização da Matemática presente nos ambientes culturais das populações contribui
para melhorar a relação dos alunos, dos professores e da população em geral com a Ciência Matemática, ajudando na melhoria
da resolução de problemas de Matemática na escola e ligando a Matemática escolar com a vida real. O presente artigo visa
explorar e valorizar a Matemática presente em “Zagaias” usadas na caça que, astutamente, o grupo étnico Ngangela, do sul de
Angola, usa com muita frequência. Pretendemos, com este estudo de cunho etnomatemático, evidenciar a riqueza matemática
que se encontra, indubitavelmente, imersa numa Zagaia e no seu uso comum. Pretendemos despertar as comunidades, em
particular da Região Sul de Angola, para que tenham uma melhor noção da relevância que a Matemática dispõe na vida real e,
sobretudo, promover o enorme entusiasmo potencial pela Ciência Matemática e estabelecer o equilíbrio entre a matemática
espontânea e a matemática académica ou escolar. Com os resultados obtidos na investigação em curso propomos tarefas
matemáticas envolvendo os saberes matemáticos identificados.

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Publicado

2022-06-10