A FORMAÇÃO SUPERIOR DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA EM ITAIPULÂNDIA (PR)

Autores

  • Jean Toillier UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Ivete Baraldi UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

História Oral, Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática

Resumo

O presente artigo trata sobre a formação em nível superior do professor que ensinava Matemática no município de Itaipulândia,
no Oeste do Paraná, apresentando um recorte de uma pesquisa maior, na qual discute-se a formação do professor que ensinava
Matemática em Itaipulândia no período de 1960 até o início da década de 1990. Neste artigo, portanto, traremos uma explanação
acerca da história de Itaipulândia, abordaremos a mobilização da História Oral como metodologia para a constituição das
entrevistas que compuseram a pesquisa e para as análises efetuadas e pontuaremos sobre a História da Educação de Itaipulândia.
Por fim, discutimos a formação superior que os professores de Matemática tiveram para lecionar em Itaipulândia, mostrando as
suas complicações devidas, principalmente, à colonização recente do lugar e de toda uma região e as distâncias que deveriam ser
percorridas. Assim, evidencia-se a carência e a urgência na busca por formação, como em diversas regiões do país.

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Publicado

2022-06-20