CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROGRAMADO NA OBRA MATEMÁTICA MODERNA DE ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA

Autores

  • Cristiane Angelo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Matemática Moderna, Ensino Programado, Ensino Ginasial

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar algumas considerações sobre o Ensino Programado, tendo como objeto de reflexões a
obra “Matemática Moderna – 2ª série Ginasial”, de Antonio Marmo de Oliveira, publicada no ano de 1969. Nossa intenção foi
identificar nos programas apresentados na obra, quais os princípios da aprendizagem programada utilizados pelo autor. Tomamos
como fundamentação teórica os trabalhos de Lysaugh e Williams (1974), Shiefelle (1968) e Callender (1973) no que diz respeito
ao Ensino Programado, bem como o trabalho de Lysaught e Williams (1974), no que tange aos princípios da aprendizagem
programada. O encaminhamento metodológico dessa investigação segue os pressupostos da História das Disciplinas. Após a
análise, inferimos que os princípios adotados foram: Sequência lógica de pequenos passos; Resposta ativa; Feedback imediato de
informação; Ritmo individual; e Objetivos especificados explicitamente.

Referências

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Publicado

2022-06-20