OS SABERES ELEMENTARES E SEUS DIFERENTES USOS NOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO GHEMAT

Autores

  • Oscar Neto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • David da Costa Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Saberes Elementares, Seminários Temáticos, GHEMAT, História da Educação Matemática

Resumo

Este artigo faz parte do início de um trabalho de doutoramento e foca nos diferentes usos do termo “Saber(es) Elementar(es)”
especificamente no âmbito dos “Seminários Temáticos” do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática
no Brasil. A metodologia aplicada é a Análise de Conteúdos desenvolvida por Bardin (1977), que trata de analisar as técnicas
das comunicações, neste caso, a busca pela palavra-chave nos títulos dos trabalhos publicados nos anais dos Seminários.
Baseado nas pesquisas de Valente (2015; 2016) e Trouvé (2008), o trabalho apresenta uma discussão a respeito dos saberes
elementares e rudimentares. Analisando os anais dos Seminários Temáticos dos anos de 2014 a 2017, percebe-se uma variação
na utilização de tais expressões nas pesquisas.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O Repositório de Conteúdo Digital nas pesquisas

de História da Educação Matemática. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n.

, p. 96-110, jul./dez. 2015.

______. Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? 1. ed. São Paulo:

Editora Livraria da Física, 2014.

FONSECA, Simone Silva da; SANTOS, Jéssica Cravo. A Revista A Eschola Pública e os saberes elementares

geométricos em Sergipe. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 12. 2015, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba:

PUCPR, 2015. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/anais.php>. Acesso em

dez. 2017.

HAWAT, Joseane Leonardi Craveiro El. Fontes para a pesquisa do ensino dos saberes elementares

matemáticos nas escolas públicas primárias de Porto Alegre/RS (1873-1909). In: SEMINÁRIO TEMÁTICO,

2017, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em:

paginas.ufsc.br/comunicacoes-cientificas-do-dia-0105/>. Acesso em 19 dez. 2017.

HOFFMANN, Yohana Taíse. Os saberes matemáticos nas reformas educacionais do ensino primário em

Santa Catarina (início do séc. XX), Florianópolis: UFSC, 2017. 245 p. Dissertação, Mestrado em Educação

Científica e Tecnológica).

MENDES, Iran Abreu; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). A matemática dos manuais escolares – Curso

Primário, 1890-1970. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes Elementares matemáticos em

circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890 – 1970. São Paulo: Editora

Livraria da Física, 2016.

ROCHA, Wilma Fernandes; SANTOS, Ivanete Batista dos. Um exame do manual “Lições de Coisas” em

busca de uma compreensão sobre o método intuitivo para ensinar saberes elementares aritméticos. In:

SEMINÁRIO TEMÁTICO, 14. 2016, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2016. Disponível em:

xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/comunicacoes-cientificas-do-dia-2103/>. Acesso em 17 dez. 2017.

SANTOS, Jéssica Cravo; SANTOS, Ivanete Batista dos. Ensino primário, revistas pedagógicas e a década

de 1930: as orientações dadas para instrução dos saberes elementares matemáticos em Sergipe. In:

SEMINÁRIO TEMÁTICO, 12. 2015, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em:

<http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/anais.php>. Acesso em 13 dez. 2017.

SANTOS, Mirian Rocha dos; AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo.

“ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor

primário-1968. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 14. 2016, Natal. Anais eletrônicos… Natal: UFRN, 2016.

Disponível em: <http://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/comunicacoes-cientificas-do-dia-2103/>.

Acesso em 17 dez. 2017.

TROUVE, Alain. La notion de savoir élémentaire à l’école. Paris: L‟Harmattan, 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de

ensino (São Paulo, 1890-1950). Educação Unisinos, São Leopoldo (RS), v. 19, n. 2, p. 196-205, mai/ago.

______. A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos. Hist. Educ. (On Line),

Porto Alegre (RS), v. 20, n. 49, p. 33-47, mai/ago. 2016.

______. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador

matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em transformação:

tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, cap. 5, p.

-228.

______. Subsídios para história dos saberes elementares matemáticos: Caetano de Campos (1891),

Fernando de Azevedo (1930). In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 12. 2015, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba:

PUCPR, 2015. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/anais.php>. Acesso em

dez. 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-20