CIRCULAÇÃO DE PROPOSTAS INTERNACIONAIS SOBRE O ENSINO DOS SABERES GEOMÉTRICOS:
RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, FINAL DO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
História da educação matemática, Revistas Pedagógicas, Circulação, Saberes Geométricos, Ensino primárioResumo
O presente artigo foca a circulação das diferentes propostas para o ensino dos saberes geométricos em tempos de mudanças
pedagógicas no cenário educacional brasileiro, a saber, o método intuitivo ou lições de coisas. Em específico, busca-se analisar
a circulação de ideários estrangeiros relacionados ao ensino dos saberes geométricos na escola primária, que circularam
no Rio de Janeiro e em São Paulo no final do século XIX. O estudo utiliza, como fontes primárias de pesquisa, as revistas pedagógicas,
em particular, a Revista Pedagogica - RJ, e a Revista A Eschola Publica - SP. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-
metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: que modelos pedagógicos para o
ensino dos saberes geométricos nos primeiros anos escolares circularam no Rio de Janeiro e em São Paulo no final do século
XIX? Identifica-se com o estudo, que em supremacia, circulam no Rio de Janeiro propostas pedagógicas advindas de países
europeus, vinculadas ao desenho linear, as medidas lineares de superfície e volume e aos trabalhos manuais, enquanto que
em São Paulo há uma preeminência de propostas norte-americanas relativas ao desenho à mão livre, a utilização do tato e
a vista para explorar as propriedades dos sólidos, figuras geométricas, as medidas de comprimento, superfície e volume e a
taquimetria.
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