DISCURSOS SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (SÃO PAULO, 1890-1930)
Palavras-chave:
Escolanovismo, Método analítico, Método intuitivo, Método sintético, Revistas pedagógicasResumo
Este artigo objetiva divulgar resultados finais da pesquisa de mestrado investigando quais discursos estavam presentes
nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino
de problemas aritméticos na escola primária. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia
(2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2007), estratégias e táticas por De Certeau (2011). Selecionamos
165 números disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética
na escola primária; desses, 35 citavam o termo “problemas”. Verificamos mudanças e permanências nas orientações e nas
conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Observamos nos
discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de
modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse.
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