OS SABERES ARITMÉTICOS DESTINADOS ÀS ESCOLAS NOTURNAS PARAENSES EM 1933 E O MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Ensino Primário, Escolas Noturnas, Saberes Aritméticos, Método Intuitivo de CalkinsResumo
Realizamos este trabalho com o objetivo de apontar as aproximações entre o ensino dos saberes aritméticos destinados
às Escolas Noturnas paraenses em 1933 e o método intuitivo de Calkins (1886). Para sua elaboração consideramos como
fonte de pesquisa o programa da matéria Iniciação Matemática. Como referencial teórico-metodológico nos apoiamos nas
percepções de Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares e de Leme da Silva e Valente (2009) acerca da história
cultural da educação matemática. A partir da construção deste estudo podemos destacar que a forma como o programa da
matéria Iniciação Matemática sugere o ensino dos saberes aritméticos se assemelha ao método intuitivo de Calkins (1886)
principalmente no que se refere à utilização de materiais concretos para dar início ao ensino dos saberes aritméticos, tais como
frações. Outra aproximação ainda pode ser notada quando falamos do destaque ao avanço gradual do nível de dificuldade de
cada saber em particular.
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