A PRODUÇÃO DE MATEMÁTICA NA E PARA A ESOCLA PRIMÁRIA:
CONSTITUIÇÃO DE UMA ARITMÉTICA SOB MEDIDA
Palavras-chave:
aritmética, ensino primário, Binet, pedagogia científica, história da educação matemáticaResumo
Este artigo aborda o processo histórico de constituição de uma matemática escolar para o curso primário. Em particular,
analisa a elaboração de uma aritmética escolar em tempos do que ficou caracterizado na História da Educação por Pedagogia
Científica. Trata-se de uma época onde realiza-se o encontro da Psicologia Experimental de base estatística com a Pedagogia,
tendo sido produzidos novos referentes para o entendimento do ensino, da aprendizagem e dos saberes escolares. O texto tem
por referencia os resultados de pesquisa de doutoramento recentemente defendida que tratou da “aritmética sob medida”.
Utiliza-se como referencial teórico-metodológico para a discussão os estudos de André Chervel. Os resultados obtidos revelam
a historicidade da presença da matemática na escola. Mais do que isso, mostram como no âmbito da cultura escolar são
elaborados saberes, saberes de que a escola necessita para que se estabeleça um diálogo das novas gerações com outras
culturas que extravasam a escolar.
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