PARA ALÉM DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA:

O PAPEL DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Eduardo Sabel UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Méricles Moretti UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Linguagem e comunicação, Funções discursivas, Representações semióticas, Aprendizagem matemática

Resumo

As diversas funções discursivas e metadiscursivas imprimem à linguagem natural um papel primordial na aprendizagem matemática.
A principal delas é a comunicação que permite que se estabeleça um diálogo didático tão necessário em sala de aula. Para além da
comunicação, outras funções da linguagem natural precisam ser compreendidas para que a análise na possibilidade de aprendizagem
possa ser reconhecida. Cita-se o caso da função discursiva referencial, que é importante na resolução de problemas por conta da
operação de designação: para a resolução de um certo tipo de problema (problemas aditivos de Vergnaud, por exemplo), será
necessário identificar valores e operações. Pretendeu-se, neste trabalho de cunho teórico e qualitativo, aprofundar estudos sobre
essas funções da linguagem e analisar a sua importância em diferentes situações didáticas, tendo por base os estudos teóricos
sobre os registros de representação semiótica de Raymond Duval. Percebeu-se, neste estudo, que na resolução de problemas e
em processos de escrita, tais funções estão presentes e ultrapassam a função apenas de comunicação, pois realizam atividades
cognitivas importantes para que a aprendizagem matemática possa ser compreendida.

Biografia do Autor

Eduardo Sabel, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica no PPGECT/UFSC.

Méricles Moretti, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Louis Pasteur. Professor permanente do PPGECT/UFSC.

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Publicado

2022-07-28