EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, BNCC, Ensino Fundamental, Matemática Financeira, Ensino Médio

Resumo

Na presente pesquisa, objetivamos investigar a maneira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a temática da Educação Financeira para os Ensinos Fundamental e Médio. Nosso aporte teórico está entre diversos autores e pesquisadores que enfatizam a Educação Financeira na Educação Básica. Metodologicamente, pautamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa, para coletar, descrever e analisar os dados, produzidos na modalidade da pesquisa documental, pois utilizamos a BNCC. Para analisá-los, utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise: (i) Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (ii) Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental; e (iii) Educação Financeira e suas relações com a Matemática Financeira no Ensino Médio, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico, o qual nos proporcionou compreensões do objeto investigado. Constatamos que a BNCC aborda a temática da Educação Financeira explicitamente para o Ensino Fundamental e implicitamente para o Ensino Médio, pois neste nível destaca, em suas habilidades, os conteúdos da Matemática Financeira. Evidenciamos ainda que as temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira podem ser abordadas conjuntamente, pois a Educação Financeira se preocupa não simplesmente em resolver situações envolvendo juros, taxas e cálculos relacionados as operações financeiras em sala de aula, mas também refletir a respeito de como esses conceitos implicam nas tomadas de decisões das pessoas.

Biografia do Autor

Jaqueline Michele Nunes da Silva, Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/MT

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres – MT – Brasil. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Professora da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/MT

Rosiane Souza da Silva Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC /MT

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres – MT – Brasil. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Professora da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/MT

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Publicado

2024-03-18