A MATEMÁTICA DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Educação Financeira, BNCC, Ensino Médio, Investimentos FinanceirosResumo
Este artigo é um relato de experiência de dois professores de Matemática do Ensino Médio, autores desse texto, que aplicaram em suas turmas uma sequência didática sobre Investimentos Financeiros. Tal sequência visa contribuir com a aprendizagem acerca dos assuntos intrínsecos ao tema em voga, que, por sua vez, se constitui como parte importante na Educação Financeira dos estudantes desse segmento. Os títulos de cada uma das quatro aulas que compõem a sequência são abordados considerando aspectos matemáticos, tais como Taxa de Juros, e não matemáticos, exemplificados pelos conceitos e siglas presentes no mercado financeiro, bem como algumas modalidades de investimentos. Após as aplicações experimentais, o produto foi analisado à luz das competências da BNCC, específicas para área Matemática e suas Tecnologias, permitindo aos autores apresentar o material produzido como detonador de discussões voltadas à Educação Financeira de estudantes e professores.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018, 595p. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.
CAMPOS, André B. e KISTEMANN JR, Marco A. Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S). Revista BoEM. Joinville, v. 4, n. 7, p. 211-233, ago/dez. 2016.
FREITAS, Bruno G. Empréstimos & financiamentos: uma abordagem sobre o ensino de sistemas de amortização à luz da Educação Financeira. 2021. 102 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2021.
GOMES, Luiz Eduardo da Silva. Matemática financeira: uma proposta de abordagem para o ensino médio por meio de simulações de investimentos no tesouro direto. 2020. 65 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal de Alagoas. Maceió. 2020.
NUNES, Laís M. A. Discutindo conceitos de Educação Financeira e investimentos financeiros: uma sequência didática para a Educação Básica. 2022. 159 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2022.
SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. SBEM, Curitiba - PR, 2013, p. 1-17.
SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM. Seropédica, n.66, p. 3-19, jan/jun. 2015.
ZOCOLOTTI, Alexandre K; CAMPOS, Eucilene e DENES, Eliane R. Educação Financeira no Ensino Médio: discutindo cesta básica. In: Anais 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática. UFJF, Juiz de Fora - MG, 2019, p. 233-341.