A MATEMÁTICA DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, BNCC, Ensino Médio, Investimentos Financeiros

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de dois professores de Matemática do Ensino Médio, autores desse texto, que aplicaram em suas turmas uma sequência didática sobre Investimentos Financeiros. Tal sequência visa contribuir com a aprendizagem acerca dos assuntos intrínsecos ao tema em voga, que, por sua vez, se constitui como parte importante na Educação Financeira dos estudantes desse segmento. Os títulos de cada uma das quatro aulas que compõem a sequência são abordados considerando aspectos matemáticos, tais como Taxa de Juros, e não matemáticos, exemplificados pelos conceitos e siglas presentes no mercado financeiro, bem como algumas modalidades de investimentos. Após as aplicações experimentais, o produto foi analisado à luz das competências da BNCC, específicas para área Matemática e suas Tecnologias, permitindo aos autores apresentar o material produzido como detonador de discussões voltadas à Educação Financeira de estudantes e professores.

Biografia do Autor

Dra. Valéria Moreira, CEFET-MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP (2014). Atualmente é professora de matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua como professora no ensino médio integrado ao técnico, e na pós-graduação no curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -
Profmat. Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática e Educação Financeira.

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Publicado

2024-07-19