O CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO: Construções e Desconstruções

Autores

  • Gleysom Moizinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande
  • Allisson José Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Luis Havelange

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Educação Financeira, Analfabetismo Financeiro, Aplicabilidade da Matemática Financeira

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do ensino de Matemática Financeira nas escolas e
possíveis influências nas decisões financeiras dos entrevistados. O trabalho ressalta a
importância da Matemática Financeira nas etapas educativas, associada a uma
concepção de Educação Financeira. Também se faz uma reflexão sobre temas relevantes
nesse contexto, não apenas para uma obtenção de bons desempenhos escolares, mas
para educação integral e significante para o(a) estudante. Possui caráter documental,
baseando-se nos referenciais teóricos de Silva (2016), Santos (2016) e outros. Para a
coleta de dados, foi aplicado um questionário de pesquisa a um grupo de 35
colaboradores das zonas rural e urbana, acima de 18 anos, investigando a necessidade
de investimento e aplicabilidade dos conteúdos referentes à Matemática Financeira para
além da sala de aula, promovendo uma aplicabilidade de tais conhecimentos de forma
efetiva, de modo a trazerem resultados contribuintes com a formação de cidadãos
conscientes.

Referências

LUIZ, Robson. “Matemática Financeira”; Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/matematica/matematica-financeira.htm>. Acesso em 14

de julho de 2023.

SILVA, A. S.; SANTOS, R. A.; “A Importância da Matemática Financeira para o

Exercício da Cidadania Através da Resolução de Problemas”. Goiás – GO. 12

páginas. (2016).

TEIXEIRA, Adriano Rodrigues. “Matemática Financeira: Conceitos e Aplicações”.

Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Federal de Goiás – GO,

Instituto de Matemática e Estatística, (2015).

FERNANDES, Maria Betânia Sabino. Funções lineares no ensino médio:

contextualizações e representações. 2014. 181f. Tese (Doutorado em processos de

ensino e aprendizagem) – Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de

Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, (2014).

Downloads

Publicado

2024-07-19