UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ARAGUAÍNA/TO

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, EJA, Professores de Matemática

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender como a Educação Financeira está sendo trabalhada com os alunos da Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais da cidade de Araguaína/TO. Desenvolvida por uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica para discutir a Educação Financeira no contexto escolar, levando em consideração a constituição histórica no Brasil, bem como a sua definição. Também contou com o desenvolvimento e aplicação de um questionário, destinado a oito professores de Matemática. Os resultados indicam que a Educação Financeira pode ser uma importante ferramenta nessa modalidade de ensino e, de forma geral, pode-se dizer que os professores de Matemática vêm desenvolvendo conceitos sobre a temática com seus alunos por meio de práticas voltadas ao cotidiano, entretanto, observa-se uma falta de clareza sobre o tema, uma vez que, identificou-se uma confusão de conceitos de Matemática Financeira e Educação Financeira.

Biografia do Autor

Micaela Matos da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciada em Matemática, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Floresta. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Referências

ARAÚJO, F. C.; CALIFE, F. E. Uma história não contada da educação financeira no Brasil, 2014. Disponível em: https://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2014/08/A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-da-educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-no-Brasil.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

BASSETTO, C. F.; CAPELATO, E.; FERNANDES, A. E. G. Oficinas de Educação no ensino de Jovens e Adultos: relato de uma experiência em sala de aula. KISTEMANN JR, M. A.; SOUZA, F. S. (Org.). Educação Financeira e Educação Estatística. Nova Xavantina: Pantanal, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Brasil: Implementando a Estratégia de Educação Financeira. Brasília, 2010. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Plano diretor da ENEF: Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2011a. Disponível em: www.vidaedinheiro.gov.br/plano-diretor. Acesso em: 21 abr. 2022.

BRASIL. Plano diretor da ENEF: Estratégia Nacional de Educação Financeira (Anexos). 2011b. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-anexos-ATUALIZADO_compressed.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

CAMPOS, C. R.; TEIXEIRA, J.; COUTINHO, C. Q. S. Reflexões sobre a Educação Financeira e suas interfaces com a Educação Matemática e a Educação Crítica. In: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.556-577. 2015.

DEMARQUES, E. A.; MAIA, M. R. Educação Financeira na escola como projeto de intervenção pedagógica. Revista MultiAtual, v.1, n.4, p.280-295, ago. 2020.

FORTE, C. M. J. O papel da AEF-Brasil na execução da Estratégia Nacional de Educação Financeira. FORTE, C. M. J. (Org.) Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): Em busca de um Brasil melhor. São Paulo: Riemma, 2021. 31-59 p.

HURTADO, A. P. G.; FREITAS, C. C. G. A importância da Educação Financeira na educação de jovens e adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 1, n. 3, set. /dez. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.-São Paulo: Atlas: 2002.

JORDÃO, C. A.; NAVARRO, F. A. M. Educação Financeira na prática pedagógica de Jovens e Adultos. VISSOTO JR, D. (Org.) Educação financeira nas escolas municipais: uma abordagem participativa. Curitiba, 2017.

JORGE, C. M.; GARCIA, S. R. O. A invisibilidade da EJA na BNCC: Reprodução da estrutura social excludente. Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina. Santa Cruz do Sul, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/congressointernacional/article/view/20913/1192613006.Acesso em: 21 nov. 2022.

KISTEMANN JR, M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e desafios da educação financeira com a Base Comum Curricular (BNCC): Professor, Livro Didático e Formação. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, 2020.

KISTEMANN JR, M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidor. Tese (Doutorado Matemática), Universidade Federal Paulista, Rio Claro, 2011.

LIMA, M. Banco central aponta a educação financeira do Tocantins como referência para o Brasil. Portal do Tocantins, Palmas, 2018. Disponível em: https://www.to.gov.br/noticias/banco-central-aponta-a-educacao-financeira-do-tocantins-como-referencia-para-o-brasil/4shz69xt0alp.Acesso em: 19 set. 2022.

MACHADO, S. M.; GOUVEIA, R. C. Projeto sobre educação financeira: contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP. RBEPT, v. 1, n. 22, 2022.

MANFREDINI, A. M. N. Pais e filhos: Um estudo da educação financeira em famílias na fase da aquisição. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MELO, J. A.; et al. Trajetória da educação financeira nas escolas do estado do Tocantins: do programa piloto à consolidação do polo de formação de professores na UFT. FORTE, M. J. (Org.). ENEF: Em busca de um Brasil melhor. São Paulo: Riemma, 2021.

MUNIZ JÚNIOR, I. A Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: Conexões entre a Pesquisa Acadêmica e a Prática Docente. XII ENEM. São Paulo, 2016. 12 p. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6333_4396_ID.pdf. Acesso em: 07 abr. 2022.

OCDE. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/financial/education/oecd-infe-high-level-principles-for-the-evaluation-of-financial-education-programmes-portuguese.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.

OLIVEIRA, S. S.; STEIN, N. R. A Educação Financeira na Educação Básica: um novo desafio na formação de professores. Universo Acadêmico, Taquara, v.8, n.1, 2015.

PATRIOTA, J. N.; CARMARGOS, H. S. Educação Financeira nas escolas do Estado do Tocantins. DESAFIOS, v.9, n. Especial, 2022.

PELICIOLI, A. F. A relevância da Educação Financeira na Formação de Jovens. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências e Matemática), Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

RIBEIRO, C. A. S. et al. Educação Financeira Aplicada à Educação de Jovens e Adultos na Região do PADAP. RBEC, São Gotardo, 2015.

SANTOS, L. T. B. Educação Financeira nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores?. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica), Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SILVA, A. M.; POWEL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. XI ENEM. Curitiba, 2013. 16 p. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html. Acesso em: 02 mai. 2022.

SILVA, A. D. P.; PESSOA, C. A. S.; CARVALHO, L. M. T. L. Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiais. Tangram, Dourados, v.1, n.4, 2018.

SILVEIRA, D T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SIMEÃO, J A.; SANTOS, S. C.; FERREIRA, M. M. Educação Financeira nas escolas: Um estudo nas escolas públicas do Ensino Médio. VI EPCT, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/8505956-Educacao-financeira-nas-escolas-um-estudo-nas-escolas-publicas-do-ensino-medio-do-municipio-de-juranda-pr.html. Acesso em: 10 ago. 2022.

STEPHANI, M. Educação Financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TEIXEIRA, D. F. Educação Financeira no Ensino Fundamental: conhecimentos identificados em um grupo de professores do quinto ano. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, 2017.

TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

TEIXEIRA, S. A Educação Financeira como tema transversal na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

TEIXEIRA, W. C. Proposta de um curso de serviço de Matemática Financeira com a inserção de temas ligados à Educação Financeira para graduandos. KISTEMANN JR, M. A.; SOUZA, F. S. (Org.). Educação Financeira e Educação Estatística. Nova Xavantina: Pantanal, 2021.

TOCANTINS, Lei nº 2.977, de 8 de julho de 2015. PEE/TO (2015-2016). Palmas, 2015. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/32682. Acesso em: 21 set. 2022.

VIEIRA, T. V.; SOUZA, F. S.; KISTEMANN JR, M. A. Uma investigação com professores de Matemática sobre Educação Financeira, Matemática Financeira e Letramento Financeiro com o suporte do CHIC. KISTEMANN JR, M. A.; SOUZA, F. S. (Org.) Educação Financeira e Educação Estatística. Nova Xavantina: Pantanal, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-18