EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL:

ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UMA COLEÇÃO

Autores

  • Nadson Santos de Castro Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Estudante de Mestrado

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino de Matemática, Educação Básica, Formação Crítica

Resumo

Este estudo de natureza bibliográfica, tem como objetivo analisar as propostas de atividades presentes nos livros didáticos de matemática “A conquista da matemática” da editora FTD de 2018 aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2020, no que diz respeito à Educação Financeira (EF) escolar. Para tal, foram analisados 4 livros da coleção do ensino fundamental – Anos Finais do 6º ao 9º ano, que estavam sendo utilizados no ensino de matemática pelos professores interior da Bahia. A análise deu-se a partir da leitura sistemática dos livros, mapeando as atividades que englobam a EF e os conteúdos matemáticos explorados. Os resultados revelaram um quantitativo de 27 atividades, ao qual consideramos ainda pouca, mas as encontradas apresentam temáticas fundamentais para serem trabalhadas a EF no ensino, como: consumo, controle de gastos, economia, dinheiro, investimentos e principalmente as tomadas de decisões conscientes.

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Publicado

2024-03-18