EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

uma proposta de ensino de Matemática para alunos da EJA

Autores

  • Matheus Martins UFPA
  • Alexandre Vinícius Campos Damasceno UFPA/Belém
  • Manoel Lucival da Silva Oliveira UFPA/Belém

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi a elaboração de um Produto Educacional para o ensino de Matemática, sobre Educação Financeira, tendo como público-alvo alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Campo, que representa parte da sociedade brasileira, imersa em dívidas. Nesta perspectiva, nos motivamos a trabalhar com esse tema, que está presente na BNCC e há pouco material específico para o público-alvo em questão. A partir da pesquisa bibliográfica e participativa, e apoiado em algumas tendências em Educação Matemática, o Produto visa a construção de conhecimentos de finanças pessoais, em que trabalha habilidades de Números e Estatística, além de materiais de pesquisa sobre temas do cotidiano dos alunos, em forma de links e códigos QR. Assim, espera-se que este trabalho auxilie professores e incentive o aprendizado de alunos, contribuindo na sua realidade financeira e da comunidade na qual estão inseridos.

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Publicado

2024-03-18