EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O MUNDO DO TRABALHO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ANALISAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Tatiana Delesposte Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lauro Chagas e Sá Insituto Federal do Espírito Santo - IFES

Palavras-chave:

Educação Financeira, Mundo do Trabalho, Cenários de Investigação

Resumo

Nos últimos anos, o Mundo do Trabalho enfrentou transformações significativas, incluindo aumento do desemprego, precarização laboral e redução de direitos. Este estudo apresenta uma abordagem pedagógica qualitativa, utilizando pesquisa de intervenção para investigar como a Educação Financeira pode capacitar estudantes do Ensino Médio a desenvolverem conhecimentos matemáticos e uma visão crítica desses desafios. Três aulas com atividades baseadas em Cenários para Investigação, abordaram a Educação Financeira relacionada ao Mundo do Trabalho. A análise dos resultados, obtidos por observação participante, gravações em áudio e diário de bordo, revelou que os alunos questionaram a equidade nas relações de trabalho, refletiram sobre a importância de uma remuneração justa e condições de trabalho adequadas. Os resultados apontaram que a Educação Financeira auxiliou-os na aquisição de conhecimentos sobre como administrar suas finanças, desenvolver consciência financeira e avaliar as vantagens e desvantagens de diferentes propostas de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva da Educação Financeira.

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Publicado

2024-07-19