EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O MUNDO DO TRABALHO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ANALISAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO
Palavras-chave:
Educação Financeira, Mundo do Trabalho, Cenários de InvestigaçãoResumo
Nos últimos anos, o Mundo do Trabalho enfrentou transformações significativas, incluindo aumento do desemprego, precarização laboral e redução de direitos. Este estudo apresenta uma abordagem pedagógica qualitativa, utilizando pesquisa de intervenção para investigar como a Educação Financeira pode capacitar estudantes do Ensino Médio a desenvolverem conhecimentos matemáticos e uma visão crítica desses desafios. Três aulas com atividades baseadas em Cenários para Investigação, abordaram a Educação Financeira relacionada ao Mundo do Trabalho. A análise dos resultados, obtidos por observação participante, gravações em áudio e diário de bordo, revelou que os alunos questionaram a equidade nas relações de trabalho, refletiram sobre a importância de uma remuneração justa e condições de trabalho adequadas. Os resultados apontaram que a Educação Financeira auxiliou-os na aquisição de conhecimentos sobre como administrar suas finanças, desenvolver consciência financeira e avaliar as vantagens e desvantagens de diferentes propostas de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva da Educação Financeira.
Referências
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010.
ANTUNES, R. Os modos de ser da informalidade: rumo a uma nova era da precarização estrutural do trabalho? Revista Praia Vermelha. Rio de Janeiro, v. 20, nº 1, p. 11-20 , Jan-Jun 2010.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado na era digital. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
BARONI, A. K. C.; MALTEMPI, M. V. A educação financeira e a formação do professor de matemática: uma compreensão e algumas possibilidades. In: BARONI et al. Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de matemática. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2021.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, 2013.
FIGUEIREDO, G. B., e BEGOSSO, L. C. Educação financeira: um jeito mais prático de aprender. 2020. Revista Intelecto, Assis, 3, 1-10.
GODOY A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, mar-abr, p. 57-63, 1995.
HARTMANN, A. L. B.; BARONI, A. K. Os espaços da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular. In: BARONI et al. Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de matemática. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2021.
MAZZI, L. C.; BARONI, A. K. C. Diálogos possíveis entre Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica. In: BARONI et al. Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de matemática. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2021.
MAZZI, L. C.; DOMINGUES, N. S. Educação Financeira na Educação Básica: um foco nas percepções dos estudantes. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Recife, PE, vol. 12, n. 2, 2021)
PESSOA, C. A. S. Educação Financeira na Perspectiva da Educação Matemática Crítica em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2016. Anais do XII ENEM São Paulo: UNICSUL.
SÁ, L. C. Educação Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para uma formação integral em resistência à precarização do trabalho. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática, Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática. Rio de Janeiro, 2021. 122f.
SANTOS, T.; PESSOA, C. Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica: uma reflexão teórica à luz dos ambientes de aprendizagem de Ole Skovsmose. BoEM-Boletim online de Educação Matemática, Joinville, v.4, n.7, p. 23-45, dez. 2016.
SILVA, A.; POWELL, A. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, Curitiba-PR, 2013.
SKOVSMOSE, O. Cenários para a investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66- 91, set. 2000.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. 160p.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2008. 144 p.
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2014.