O ENTRELAÇAMENTO DA MARÉ NO CURRÍCULO:

DINÂMICAS ECONÔMICAS E CULTURAIS DAS COMUNIDADES DE PESCADORES DE SALINAS DA MARGARIDA, BAHIA - PARTE I

Autores

Palavras-chave:

Comunidade de pescadores. Educação Financeira. Currículo.

Resumo

Neste artigo, apresentamos o desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada Educação Financeira no Ensino Médio sob o olhar de um professor pescador de Salinas da Margarida Bahia contendo as características das comunidades de pescadores locais, com seus atrativos naturais, sua cultura, economia e modo de vida, além de discorrer sobre os dados coletados, procedimentos de análises e estratégias pedagógicas utilizadas nas aulas da disciplina eletiva I- Rede de Educação Financeira: Pescando Sonho, e refletir sobre currículo na perspectiva de aproximar a escola da comunidade. O objetivo deste trabalho é apresentar estratégias pedagógicas para o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio a partir das dinâmicas econômicas das comunidades de pescadores do município de Salinas da Margarida, Bahia.

Biografia do Autor

ADEMILSON DA CRUZ BARRETO, UNEB

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade Batista de Minas Gerais; Políticas Públicas e Educação, pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia e em Gestão Escolar com Ênfase Pedagógica, pela Faculdade Zacarias de Góes. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Participa dos Grupos de Pesquisas: Educação, Universidade e Região (EdUReg/UNEB) e Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB) no Projeto Articulador RedePub: História e Memória em Rede de Espaços Públicos Educativos. Integrou a Comissão de (Re) Elaboração do Currículo Municipal de Salinas da Margarida considerando a BNCC. Faz parte do Fórum permanente de Educação de Salinas da Margarida. Atualmente é professor de Matemática e Educação Financeira do Colégio Estadual Juracy Magalhães. Tem experiência na docência nas disciplinas: Matemática, Educação Financeira, Políticas Culturais e Gestão Financeira. Pesquisa na área de Educação Financeira; Economia Solidária e do Mar; Comunidades Tradicionais; Tecnologia Social e Gestão da Educação.

MARCIUS DE ALMEIDA GOMES, UNEB

Doutor em Educação Física pela UFSC, Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ Campus XII); Professor do Programa de Pós Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC); Ex-Coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Gestão 2018-2020); Experiência em Gestão Acadêmica Universitária desde 2010 (Diretor de Campus, Pró-Reitor de Ensino de Graduação e Assessor Especial da Reitoria a frente da Assessoria Especial de Articulação Institucional e Projetos Estratégicos da Educação Superior nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia - UNEB) e em Políticas Públicas; Coordenador do Fórum de Diretores da UNEB - 2011-2013; Secretario Especial de Relações Internacionais da Universidade do Estado da Bahia- (SERINT/UNEB); Superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Educação na Secretaria Estadual de Educação da Bahia (2019- 2022), Membro do Conselho Curador da FAPESB e Atual Diretor de Desenvolvimento Cientifico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. 

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Publicado

2024-03-18