Representação das Trajetórias Feminina na Matemática: Uma Revisão Bibliográfica do Estado da Arte
Palavras-chave:
Relações de Gênero, Estado da Arte, Trajetórias de Mulheres MatemáticasResumo
Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica investigativa das representações e trajetórias de mulheres na matemática, utilizando o método do Estado da Arte, conforme descrito por Ferreira (2002). O estudo busca consolidar diversas perspectivas sobre o tema, fortalecendo sua base teórica, estruturada em três partes distintas, cada uma abordando aspectos específicos e relevantes para a discussão sobre a igualdade de gênero na matemática. A pesquisa bibliográfica foi realizada no portal de periódicos da Capes, empregando palavras-chave como "trajetórias de mulheres", "relações de gênero", "mulheres", "matemática" e "alunas egressas", com foco em publicações dos últimos 5 anos para assegurar atualidade. A análise se concentrou na participação feminina na Matemática, permitindo uma visão abrangente de como tem sido discutido a participação de mulheres neste campo da ciência.
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