O CICLO INVESTIGATIVO EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Alissá Grymuza Universidade Federal do Pernambuco
  • Gilda Guimarães

Palavras-chave:

Educação Estatística, Livro Didático, Anos Iniciais, Pesquisa

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as atividades de Estatística propostas nos livros dos 1º e 5º anos das coleções aprovadas pelo PNLD 2019. Essas atividades foram analisadas segundo as fases do ciclo investigativo defendido por Guimarães e Gitirana (2013). Nos resultados observou-se um pequeno número de atividades que propõem aos alunos realizarem uma pesquisa incluindo todas as fases. Há grande concentração em atividades com interpretação de dados, atendendo as outras fases de forma muito insípida, quando presentes. Não houve diferença significativa entre 1º e 5º anos na maioria das categorias analisadas, isso é um fator positivo uma vez que mostra uma concordância do que é proposto pelas coleções, no sentido de apresentar a mesma relevância para ambos os anos. Defendemos aqui o ensino de Estatística tendo a pesquisa como eixo estruturador da aprendizagem, uma vez que os alunos podem aprender a função da estatística mediante contextos reais de ensino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva e Secretaria de Educação Básica. Cadernos do PNAIC, Educação Estatística – 7, Brasília: Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva e Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Matemática - Guia de livros didáticos: PNLD 2019. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2018.

AMORIM, Natália; GUIMARÃES, Gilda. Teaching statistics in textbooks: the PNLD and the teacher’s handbook. Proceeding of ICMT 2 - International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, Rio de Janeiro, 2017. 326 – 334. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ICMT2017.pdf. Acessado em: 20.jan.2020.

BARRETO, Monik; GUIMARÃES, Gilda. Estratégias utilizadas por crianças da educação infantil para classificar. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – EM TEIA, v.7, 2016. 1-22. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/5002/pdf. Acessado em: 18.mar.2020.

BATANERO, Carmen. Didáctica de la Estadística. Grupo de Investigación em Educación Estadística. Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada. Granada, 2001.

CABRAL, Paula; GUIMARÃES, Gilda. Aprendizagem sobre classificação nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação – Reveduc, v.13, n.1, jan/abr, 2019. 211-231. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2091. Acessado em: 20.jan.2020.

CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; GITIRANA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2017.

CAVALCANTI, Erica; GUIMARÃES, Gilda. Compreensões demonstradas por estudantes do ensino fundamental ao levantarem hipóteses, analisarem dados reais e tomarem decisões. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v.2, no 2, 2018. 194-216. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/20141/13182. Acessado em: 20.jan.2020.

EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.14, n. 1, 20121. 14 -25, 2021. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257. Acessado em: 02.ago.2021.

GAL, Iddo. Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v.70, n.1, 2002. 1-25. Disponível em: https://iase-web.org/documents/intstatreview/02.Gal.pdf. Acessado em: 02.ago.2021.

GAL, Iddo. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. CONTRERAS, J. M. [et al.] (Eds.). Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019. Disponível em: www.ugr.es/local/fqm126/civesst.html. Acessado em: 05.mar.2020.

GOMES, Tâmara M. S. Análise de dados e construção do conceito de amostragem por estudantes do 5º e 9º ano: uma proposta à luz da Teoria da Atividade. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://751d7fec-9f71-4c63-b270-3739d64482c3.usrfiles.com/ugd/751d7f_65db63858ff6478084a175422239687f.pdf. Acessado em 15.jun.2020.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. In BORBA, R.; MONTEIRO, C. (Org.). Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática. Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2013. 93-132.

GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. Classifying: comprehension of students and teachers of primary school. 13th International Congress on Mathematical Education. Hamburg, 2016.

GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. How Kindergarten and Elementary School Students Understand the Concept of Classification. In: LEAVY, A. [et al] (Eds.). Statistics in Early Childhood and Primary Education, Springer Nature Singapore Pte Ltd, 2018. 129-146. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7_8. Acessado em: 02.ago.2021.

GUIMARÃES, Gilda; CAVALCANTI, Milka; EVANGELISTA, Betânia. Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v.15, 2020. 43 - 59. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/299/243 . Acessado em: 03.mar.2021.

LOPES, Celi E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos CEDES. v.28, n.74, jan/abr. Campinas, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622008000100005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acessado em: 16.fev.2020.

LOPES, Celi E.; MENDONÇA, Luzinete. O. Vereda 1 – Percorrendo as etapas da investigação. In LOPES, Celi E.; MENDONÇA, Luzinete O. (Orgs.) Trilhas investigativas em Educação Estatística narradas por professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2017.

MARQUES, Tâmara; GUIMARÃES, Gilda. Compreensão dos estudantes do Ensino Fundamental sobre seleção de uma amostra representativa. Revista Com a Palavra, o Professor, v.3, 2018. 132 – 149. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/211. Acessado em: 15.jun.2020.

MARTINS, Maria Eugénia, PONTE, João Pedro. Organização e tratamento de dados. Lisboa: ME/ DGIDC, 2010.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 3. Ed, 2013.

PONTES, Marcília E. do N. Aprendizagem de gráficos com e sem uso do Excel por alunos do 5º ano Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37952. Acessado em: 02.ago.2021.

SILVA, Edilza M. C. Como são propostas pesquisas nos livros didáticos de Matemática e Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13225/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20EDILZA%20SILVA.pdf. Acessado em: 12.nov.2020.

WILD, Chris; PFANNKUCH, Maxine Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 67(3), 1999. 223-265. Disponível em: http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/isr/99.Wild.Pfannkuch.pdf. Acessado em 18.mar.2020.

Downloads

Publicado

2021-12-09