QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? DISCUTINDO ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS)

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH https://orcid.org/0000-0003-1694-851X
  • Priscila Domingues de Azevedo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Unidade de Atendimento à Criança (UAC)
  • Marcielli de Lemos Cremoneze Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. https://orcid.org/0000-0002-9787-3419

Palavras-chave:

Formação de Professores(as). Educação Infantil. Estatística e Probabilidade na Infância.

Resumo

Analisamos uma experiência formativa, no contexto da licenciatura em Pedagogia, em que a literatura infantil serviu de mote para o conhecimento matemático frente às possibilidades que tal prática anuncia ao trabalho com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. O referencial teórico demarca a presença da Matemática na infância como uma linguagem que expressa-se nas experiências infantis das mais variadas formas, com foco na Educação Estocástica. A metodologia se inscreve nos trabalhos de cunho qualitativo, cuja vivência toma o Moodle como fonte direta de produção de dados em um fórum que procurou evidenciar as aprendizagens possibilitadas pela interação virtual. Em termos de resultados, é possível fazer a inferência de que a incorporação da perspectiva curricular para a infância, ao que tudo indica, parece ter sido recorrida pelos(as) estudantes, assim como saberes relativos à promoção do desenvolvimento da Educação Estocástica na organização das vivências hipotéticas declaradas.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH

Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP de Bauru-SP; Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FCT/UNESP de Presidente Prudente-SP. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) ambos da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação" (CNPq/UFSCar).

Priscila Domingues de Azevedo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Unidade de Atendimento à Criança (UAC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente EBTT da Unidade de Atendimento à Criança – UAC – da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do "GEOOM – Grupo de Estudos e Pesquisas Outros Olhares para a Matemática" (CNPq/UFSCar).

Marcielli de Lemos Cremoneze, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática" pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo"; Licenciada em Pedagogia pela UFMS/Câmpus Naviraí.  Integrante do MANCALA - "Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar)

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Publicado

2021-12-09