QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? DISCUTINDO ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS)
Palavras-chave:
Formação de Professores(as). Educação Infantil. Estatística e Probabilidade na Infância.Resumo
Analisamos uma experiência formativa, no contexto da licenciatura em Pedagogia, em que a literatura infantil serviu de mote para o conhecimento matemático frente às possibilidades que tal prática anuncia ao trabalho com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. O referencial teórico demarca a presença da Matemática na infância como uma linguagem que expressa-se nas experiências infantis das mais variadas formas, com foco na Educação Estocástica. A metodologia se inscreve nos trabalhos de cunho qualitativo, cuja vivência toma o Moodle como fonte direta de produção de dados em um fórum que procurou evidenciar as aprendizagens possibilitadas pela interação virtual. Em termos de resultados, é possível fazer a inferência de que a incorporação da perspectiva curricular para a infância, ao que tudo indica, parece ter sido recorrida pelos(as) estudantes, assim como saberes relativos à promoção do desenvolvimento da Educação Estocástica na organização das vivências hipotéticas declaradas.
Referências
AH-HAE, Yoon; HYE-WON, Yang. Quem vai ficar com o pêssego? Trad. Thais Rimkus. 2ª ed. São Paulo: Callis Editora. 2010. (Coleção Tan tan).
AZCÁRATE, Pilar Goded. Estudio de las concepciones disciplinares de futuros professores de primaria en torno a las nociones de Aleatoriedad y Probabilidad. Granada: Comares, 1996.
AZEVEDO, Priscila Domingues de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 242f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2293/4889.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15, abr. 2021.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa e educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, LTDA, 1994.
BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de Abril de 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 15, maio 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25, maio 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 13, maio 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. V.3. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 28, jun. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de educação básica. Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22, jun. 2021.
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30, jun. 2021.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; FOCHI, Paulo Sergio. Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 23-42, set./dez. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3212. Acesso em: 8, jun. 2021.
CIRÍACO, Klinger Teodoro; SANTOS, Cristiane Afonso de Lima dos. Em busca de sentidos à Educação Estatística na Educação Infantil: diálogos com uma pesquisadora. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e845986095, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6095. Acesso em: 15, jun. 2021.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
ESTEVAM, Everton José Goldoni. Educação estatística na educação infantil: estruturando e discutindo tarefas num curso de pedagogia. In: Anais... VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo, Uruguay: SEMUR. 2013. p.4385-4394. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/18149/1/Goldoni2013Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 30, jun. 2021.
GRANDO, Regina Célia; MOREIRA, Kátia Gabriela. Como crianças tão pequenas, cuja maioria não sabe ler nem escrever, podem resolver problemas de Matemática? In: CARVALHO, Mercedes Carvalho; BAIRRAL, Marcelo Almeida (Orgs). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Rio de Janeiro, Vozes, 2012. p.121–144.
KUHLMANN, Moysés Jr. Educação Infantil e currículo. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, Marina Silveira (Org.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p.51-65.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na Educação Infantil. 2003. 290f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. FE/UNICAMP, Campinas-SP. 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253899/1/Lopes_CeliAparecidaEspasandin_D.pdf. Acesso em: 20, abr. 2021.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin; GRANDO, Regina Célia. Resolução de problemas na educação matemática para a infância. In: Anais... ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 16. – Didáticas e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, julho de 2012, Campinas-SP. Campinas, 2012. CD-ROM.
LOPES, Celi Espasandin. A Educação Estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p.160-174, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/396/179. Acesso em: 23, jun. 2021.
LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. 3ªed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MOURA, Manuel Oriosvaldo de. Saberes pedagógicos e saberes específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: Anais... Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, 13. 2006, Recife-PE, 2006. p.489-504. CD-ROM.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Controle da variação de quantidades: atividades de ensino. São Paulo: FEUSP, 1996.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? In: Anais... I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7153-2-1-curriculo-educacao-infantil-zilma-moraes/file. Acesso em: 15, maio 2021.
SANTOS, Francieli Aparecida Prates dos; CIRÍACO, Klinger Teodoro. “Era uma vez...” e a Educação Matemática: uma abordagem a partir do acervo de literatura infantil do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 43-59, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/29417. Acesso em: 29, jun. 2021.
SKOVSMOSE, Ole. Towards a philosophy of critical mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco Smole; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de Problemas. V. 2. Col. Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2000.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco Smole. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso. 2000.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues, CÂNDIDO, Patrícia Terezinha, STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2001.
SOUZA, Antonio Carlos de. A Educação Estatística na infância. 2007. 209f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007. (Versão Impressa).
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Que matemática é preciso saber para ensinar na Educação Infantil? Revista Eletrônica de Educação – UFSCar, São Carlos/SP, v. 6, n. 1, p. 284-298, maio 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/316/157. Acesso em: 24 jun. 2021.