MERGULHANDO NO UNIVERSO DAS INCERTEZAS:

Literatura Infantil e Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Probabilidade., Ensino de Probabilidade, Literatura Infantil, Ensino Fundamental, Anos iniciais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar diferentes demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) para a construção do conceito de Probabilidade na relação entre literatura infantil e compreensões de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a partir de três etapas: o mapeamento de catálogos de editoras e a exploração documental das literaturas infantis; discussão das características do livro O Clubinho, criação autoral; e, a realização de entrevistas clínicas com seis estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da contação de histórias. Os resultados apontam a escassez de literaturas infantis que envolvam compreensões probabilísticas e fragilidades apresentadas por muitos desses recursos; a contribuição do livro de histórias O Clubinho, rompendo com a abordagem focada nos procedimentos de cálculo; e por fim, que a vivência das histórias, facilitou a mobilização de variadas noções probabilísticas ligadas as demandas cognitivas.

Biografia do Autor

Emilly Diniz, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES) e tem experiência docente em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref, coordenado pela Professora Doutora Gilda Lisbôa Guimarães e o Professor Doutor José Ivanildo Felisberto Carvalho. Pesquisa na área de Educação Matemática, especialmente nos seguintes temas: Probabilidade, Estatística, Estruturas Aditivas e Multiplicativas (em particular o Raciocínio Combinatório), e Geometria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Jos´´e Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atuou como Técnico Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco e como Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Formação de Professores que ensinam Matemática. Interesse nas discussões sobre decolonialidade e pensamento afrodiaspórico na formação de professores de Matemática.

Referências

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando eu a gente se entende. PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino – Literatura/ Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010. p. 69-88.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRYANT, Peter. NUNES, Terezinha. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf>. Acessado em 06.04.2019.

CARRAHER, T. N. O método clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1983. 161p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JEONG, C. M. Vamos adivinhar? Ilustração: MI, Choi Yu; Tradução: RIMKUS, Thais. 2. ed. São Paulo: Callis Ed., 2010.

LEAL, T. F.; MELO, K.. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: BARBOSA, M. L. F. F. e SOUZA, I. V. (Org.). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 39-57.

LEAL, T. F.; LIMA, J. M. Obras Complementares: cada livro, uma viagem. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 02, unidade 07. Brasília: MEC, SEB, 2012.

SANTOS, E. R. M .D. Descobrindo mundos incertos: articulações entre literatura infantil e educação probabilística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 14., 2020, Cascavel. Anais... Cascavel, 2020.

SHUARD, H.; ROTHERY, A. Children Reading Mathematics. 1era. ed. Londres: Murray, 1984.

SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SMOLE, K. C. S. DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. C. S. e DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SO, Y. Y. A aranha e a loja de balas. Ilustração: HYE, Han Ji; Tradução: KIM, Elizabeth. 1. ed. São Paulo: Callis Ed., 2011.

SOUZA, A. A. Literatura infantil na escola: a literatura em sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2010.

SOUZA, C. O. Limites entre a função pedagógica da literatura e o pedagogismo. In: Seminário Pesquisa e Extensão na Graduação, 2., 2014, Campos Belos. Anais... Campos Belos, 2014. p. 41-49.

ZILBERMAN, R. SILVA, E. T. da. (orgs.). Literatura e pedagogia: Ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990, 64p.

Downloads

Publicado

2021-12-09