EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

UMA ÓTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Pita Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino EMEIF Matteo Bei

Resumo

Nosso objetivo foi promover ambiente que colaborasse com a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ou dificuldades de aprendizagem permitindo acesso aos mesmos conteúdos que seus pares, além de estimular alimentação saudável e dar acesso à Educação Estatística aos estudantes de 4 e 5 anos. Para tanto, esses alunos e alunas foram incentivados a fazer coleta e organização de dados sobre quantidade de estudantes que almoçavam ou não na escola e sobre fruta preferida. Em pequenos grupos e coletivamente construímos gráficos das atividades usando ilustrações para representar crianças que almoçavam ou não na escola e outras figuras para representar a fruta preferida. Os gráficos foram expostos e fizemos uma roda de conversa sobre alimentação e leitura dos dados organizados. Entendemos que a atividade contribuiu com a inclusão, pois todos participaram e fizeram considerações, de forma que mobilizaram vários campos de saberes, como oralidade, pensamento crítico e raciocínio estatístico.

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Publicado

2021-12-09