JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA CONEXÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas UNIUBE
  • Janete Fonseca Miranda UNIUBE

Palavras-chave:

BNCC; Ensino Fundamental; Jogos digitais educacionais; Matemática; Probabilidade.

Resumo

Resumo: Brincar, jogar, ensinar e aprender Probabilidade é a tônica central deste artigo, que propõe apresentar possibilidades para o ensino de Probabilidade por meio de jogos digitais educacionais no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e foi escrito a partir de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação, cujo objetivo geral foi “Construir jogos digitais educacionais que contemplem os objetos de conhecimento e as habilidades propostas na Unidade Temática Probabilidade e Estatística” para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Os cinco jogos digitais educacionais aqui apresentados trazem em suas questões características entre fenômenos aleatórios e determinísticos; diferenças entre eventos possíveis, impossíveis, prováveis e improváveis; espaço amostral simples e comparação de probabilidades. Entendemos, que a junção ensino de Probabilidade e jogos digitais educacionais pode oferecer uma formação diferenciada a alunos e professores, criando espaços diversificados para aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-12-09