PRESERVAR PARA CONHECER E CONHECER PARA PRESERVAR: SÍTIO FURNA DOS OSSOS EM VERTENTES, PERNAMBUCO, BRASIL

Autores

  • Clara Santos
  • Izabela Lima
  • Henry Sócrates Lavalle Sullasi Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Rocha

Palavras-chave:

Conservação, Preservação, Bioarqueologia, Vertentes-PE, Furna dos Ossos

Resumo

A conservação do patrimônio material, requer uma série de habilidades e conhecimentos que permitam conhecer o vestígio e evitar os riscos de seu desaparecimento, garantindo o seu testemunho para as gerações futuras, e o referencial de sua representatividade técnica e social para o avanço dos conhecimentos etnoculturais. Dentro deste viés, o estudo de remanescentes humanos em Arqueologia, subsidia informações importantes acerca do estilo de vida de comunidades pretéritas, sendo de muita importância seu reconhecimento, preservação e estudo ao longo do tempo. À vista disso, neste trabalho apresentamos a dinâmica do estado de conservação do Sítio Furna dos Ossos, a partir de visitas técnicas realizadas por nossa equipe nos anos 2013 a 2020, trazendo através de um levantamento bibliográfico, ambiental e arqueológico, dados a respeito do seu estado de conservação atual e da importância de preservá-lo. Nesse sentido, o presente artigo conta com uma breve descrição dos ossos encontrados em superfície, a partir de uma identificação in situ e de imagens analisadas em laboratório, de suas características morfológicas, da presença de queima e/ou pigmentação, assim como, um perfil comparativo entre as quantidades de material ósseo em superfície encontradas durante as visitas ao longo do tempo, como um indicativo grave da perda de informações que faz frente a uma recorrente utilização antrópica da área.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Figueiroa Santos, C. D., Pereira de Lima, I., Lavalle Sullasi, H. S., & Alves da Rocha, L. (2023). PRESERVAR PARA CONHECER E CONHECER PARA PRESERVAR: SÍTIO FURNA DOS OSSOS EM VERTENTES, PERNAMBUCO, BRASIL. REVISTA TARAIRIÚ, 1(23). Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REVELAP/article/view/2862