A ARQUEOLOGIA DA ARQUITETURA
Os Dispositivos de Controle Social no Colégio Nossa Senhora das Mercês em São Raimundo Nonato-Piauí
Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa em desenvolvimento, no mestrando do Programa de Pós-graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A pesquisa tem como objetivo compreender como Arquitetura Escolar por meio de suas faixadas implicou no controle social e hierarquização dos poderes através das décadas de 1930, 1960 e 1990 e as consequências das influências político-pedagógicas (LDB) na formação do ensino aprendizagem em São Raimundo Nonato-PI. Todavia a Arqueologia da Arquitetura nos fornecerá mecanismos teóricos e práticos que nos levam perceber as condições sociais, políticas e econômicas que possam implicar nas modificações arquitetônicas da Escola. A metodologia aplicada parte do princípio do modelo Gamma nas áreas do Colégio para verificar as relações de poder e suas distribuições espaciais. Estruturando a organização dos espaços internos da Unidade de Educação, percebendo como a sua forma de distribuição pode estar associada a mecanismos de controle social e hierarquização do poder. Permitindo a reflexão de como o Colégio Nossa Senhora das Mercês acompanhou as necessidades e mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo e se adaptou as novas propostas escolares que surgiram, pois já preexistia uma condição favorável ao controle social por meio da hierarquização dos espaços arquitetônicos. Palavras-Chave: Arqueologia da Arquitetura. Arqueologia Contextual. Colégio Nossa Senhora das Mercês. São Raimundo Nonato-PI.