GRADIS METÁLICOS EM CEMITÉRIOS HISTÓRICOS

APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA SUA CONSERVAÇÃO

Autores

  • Keterini Anastácio Universidade Federal de Pernambuco
  • Ravena Barbosa Machado de Souza Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Gradis metálicos, Arqueologia Cemiterial, Conservação do Patrimônio

Resumo

Tomando como base o reconhecimento dos cemitérios enquanto patrimônio e a materialidade contida em tais locais como bens patrimoniais, o presente artigo debruça-se especificamente sobre os gradis metálicos de cemitérios históricos. Tais componentes construtivos-decorativos foram amplamente utilizados, com a principal função de decorar, e estão presentes em muitos jazigos, os quais consideram-se importantes marcadores de distinção sócio-econômica no espaço cemiterial. Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de diagnóstico de estado de conservação específico para esses elementos, considerando seus contextos e especificidades. Utilizando-se de uma extensa revisão bibliográfica e de um levantamento de métodos já consolidados, foi possível construir um método de diagnóstico para gradis metálicos em cemitérios históricos, assim como detalhar o protocolo de ações e os equipamentos necessários para sua realização. São apresentados como resultados fichas de referências de danos e corrosões, assim como um modelo de FID detalhado. A aplicação do método apresentado se mostra eficaz em diversos aspectos, por exemplo, facilidade de execução e baixo custo, e seus resultados são imprescindíveis para subsidiar novas pesquisas acerca dos gradis e sua conservação.

Biografia do Autor

Keterini Anastácio, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, atua em projetos de pesquisa na área de Conservação.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

Anastácio, K., & Barbosa Machado de Souza, R. (2025). GRADIS METÁLICOS EM CEMITÉRIOS HISTÓRICOS: APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA SUA CONSERVAÇÃO. REVISTA TARAIRIÚ, 1(25). Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REVELAP/article/view/4124