A Influência acadêmico-profissional na trajetória do Arquivo Público do Estado da Paraíba

Autores

Palavras-chave:

Arquivo Público do Estado da Paraíba, gerente executivo de gestão documental e do sistema de arquivos, Estado da Paraíba, Rede de Arquivos Públicos Estaduais

Resumo

O texto abordou uma trajetória acadêmico-profissional, destacando sua contribuição na Arquivologia e sua atuação no Arquivo Público do Estado da Paraíba. Ingressando na graduação em 2013, o autor participou ativamente de projetos de extensão e de pesquisa, além de realizar estágios no Tribunal de Justiça da Paraíba e num escritório de advocacia. Em 2019, iniciou o Doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba como bolsista, atuando como docente, bem como lecionando disciplinas relevantes para a formação acadêmica. Em 2024, assumiu o cargo de Gerente Executivo de Gestão Documental e do Sistema de Arquivos no referido Arquivo, sendo responsável pela redação do Decreto nº 46.211/2025, que aprova o Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. Essa normativa promove uma gestão documental mais eficiente, assegurando a transparência e o acesso à informação pública. Sua participação na Rede de Arquivos Públicos Estaduais e em eventos científicos evidenciou seu compromisso com a modernização das práticas arquivísticas e a eficiência na administração pública. Ademais, a atuação do Arquivo Público do Estado da Paraíba se destaca como um agente de transformação, promovendo a valorização da informação e fortalecendo a memória institucional na Paraíba. Este escrito tem a intenção de refletir a importância da preservação documental e a construção de um sistema que assegure a integridade e a acessibilidade dos documentos públicos, contribuindo para a transparência e a boa governança.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Gomes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)

Referências

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Arquivo Nacional. Portaria AN/MGI nº 183, de 15 de outubro de 2024. Diário Oficial da União: Poder Executivo, Brasília, DF, p. 30, 16 out. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-an/mgi-n-183-de-15-de-outubro-de-2024-590460045. Acesso em: 01 mar. 2025.

PARAÍBA. Decreto nº 46.211, de 05 de fevereiro de 2025. Aprova o Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD) das Atividades-Meio da Administração Pública do Estado da Paraíba, e dá outras providências. Diário Oficial: Poder Executivo, João Pessoa, n. 18.285, p. 1-60. 6 fev. 2025. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2025-1/fevereiro/decreto-de-06-02-2025-suplemento-portal.pdf. Acesso em: 01 mar. 2025.

PARAÍBA. Lei 11.263, de 29 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a criação do Arquivo Público do Estado da Paraíba, do Sistema Estadual de Arquivos e define as diretrizes da política estadual de arquivos públicos e arquivos privados de interesse público e social. Diário Oficial do Estado da Paraíba: João Pessoa, PB, n. 16.776, 30 dez. 2018. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2018/dezembro/diario-oficial-30-12-2018-total.pdf/view. Acesso em: 01 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Gomes, W. (2025). A Influência acadêmico-profissional na trajetória do Arquivo Público do Estado da Paraíba. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 13(1), 1–7. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4336