Desenvolvimento acadêmico

minha jornada até o Arquivo Público do Estado da Paraíba

Autores

  • Italo Macêdo Araújo de Medeiros Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Palavras-chave:

Arquivologia, Arquivo Público do Estado da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Inspirado no pensamento de Valentim, conjecturo a vida sob a necessidade de ter novos aprendizados e habilidades para conseguir transformar realidade individual ou coletiva. Inicialmente interessado em outros campos de estudo, o foco do relato foi direcionado para a Arquivologia, motivado pela interdisciplinaridade da área. Durante a graduação na Universidade Estadual da Paraíba, foram enfrentados diversos desafios, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. No entanto, a busca por oportunidades, possibilitou a vivência da prática arquivística graças ao Arquivo Público do Estado da Paraíba. O estágio não somente ampliou o conhecimento teórico adquirido durante a jornada acadêmica, mas também contribuiu na adaptação para o mercado de trabalho, expandindo perspectivas profissionais e entender a influência e responsabilidade da Arquivologia na preservação da memória da sociedade de maneira significativa na construção de uma identidade coletiva.

Biografia do Autor

Italo Macêdo Araújo de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)

Referências

ARQUIVO NACIONAL, Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

SILVA, A. M. da et al. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1999.

VALENTIM, M. L. P. (org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: Fundape, 2007.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Macêdo, I. (2025). Desenvolvimento acadêmico: minha jornada até o Arquivo Público do Estado da Paraíba . Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 13(1), 20–23. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4343