A Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional em bibliotecas universitárias de campi avançados
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Biblioteca universitária, Conhecimento organizacionalResumo
Tem como objetivo avaliar os possíveis instrumentos, políticas institucionalizadas e dinâmicas adotadas para criação, uso e compartilhamento de conhecimento que conduzem à aprendizagem organizacional e ao ato educativo em bibliotecas universitárias. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa, sendo a natureza das fontes examinadas bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do tripé de organização do conhecimento delineado por Choo (2011) de criação de significado, criação de conhecimento e tomada de decisão. Como métodos de apreciação dos dados são aplicadas as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). No tocante aos resultados, reconhece-se que as criações de significados para seus agentes organizacionais demandaram maior flexibilidade em seus serviços e produtos. Identifica-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas biblioteconômicas. As ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional traduziram-se em práticas de impacto no cotidiano da biblioteca acadêmica, especialmente, quanto à capacitação profissional. Sugere-se a continuidade de implementação de novas e contínuas ações sobre as demais bibliotecas da UFJF, assim como em demais bibliotecas de campi avançado.
Referências
ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2005.
ALVARENGA NETO, R. C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2011.
CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R.de O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FAQUETI, M. F.; ALVES, J. B. da M.; STEIL, A. V. Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v. 21, n. 4, p.156-179, dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2699. Acesso em: 08 fev. 2018.
FERREIRA, L. A.; MAIA, L. C. G. Gestão da informação em bibliotecas universitárias: as práticas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG). Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 181-202, abr. 2013. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p181. Acesso em: 08 fev. 2018.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23.ed. São Paulo. Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, C. L. S.; VALENTIM, M. L. P. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo para a área de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, p. 1-22, 2014.
GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LUBISCO, N. M. L. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional - relatório de pesquisa I. Ponto de Acesso: Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Salvador, v. 8, p. 80-141, 2014.
MENDES, I. A. C.; TREVIZAN, M. A.; CUNHA, A. P. Campus avançado como extensão universitária. Revista Brasileira Enfermagem. Brasília, v. 31, n. 1, p. 32-38, 1978. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671978000100032&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2019.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A.M. Analyzing qualitative data a source book for new methods. Beverly Hill, CA: Sage, 1984.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, L. R. Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2004.
TARAPANOFF, K.; ARAUJO JUNIOR, R. H. de; CORMIER, P. M. J. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2018.
UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jun. a dez. 2014. Governador Valadares: UFJF, 2014.
UFJF. Resolução nº 40/2015, nov. 2015. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2020. Juiz de Fora: IFRJ, 22 dez. 2015a. Disponível em: https://www2.ufjf.br/congrad/wp-content/uploads/sites/30/2016/02/RES_40.2015_PPC-Administra%C3%A7%C3%A3o-GV.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.
UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jan. a jun. de 2015. Governador Valadares: UFJF, 2015b.
UFJF. Integração bibliotecários. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por:
secretaria.direcao.icv@ufjf.edu.br. Acesso em: 04 mar. 2015c.
UFJF. Plano de competências da Biblioteca ICSA. Biblioteca UFJF/GV. Governador Valadares: UFJF, 2015d.
UFJF. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. Juiz de Fora: UFRJ, 2015e. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ufjf/files/2016/01/pdi_2016-2020_ufjftexto_aprovado.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.
UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jan. a jun. de 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016a.
UFJF. Pesquisa de clima organizacional UFJF/GV entre 12 e 15 jan. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016b.
UFJF. Pesquisa de Clima Organizacional UFJF/GV entre 12 e 15 de jan. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016c.
UFJF. Relatório reunião direção geral e coordenadores dos cursos UFJF/GV, 14 ago. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016d
UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca UFJF/GV: jan. a jun. 2017. Governador Valadares: UFJF, 2017a.
UFJF. Edital treinamento profissional UFJF/GV. Governador Valadares: UFRJ, 2017b.
UFJF. Site CDC. Juiz de Fora: UFJF, 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/. Acesso em: 05 jan. 2019.
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 1, p. 11-16, 2008.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.