Bibliotecas universitárias no ensino de Administração baseado em metodologia ativa
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Biblioteconomia, Administração, Metodologia ativaResumo
As bibliotecas universitárias desempenham um importante papel nas instituições de nível superior. Um dos seus propósitos é possibilitar o uso de seu acervo pela comunidade acadêmica, composta por estudantes, professores e profissionais administrativos, de modo a atender suas necessidades. O presente artigo teve o objetivo de analisar o uso de bibliotecas universitárias em disciplinas de graduação em administração, fundamentadas em metodologia ativa de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi qualitativa e exploratória. Foi conduzida em duas bibliotecas localizadas em campus distintos de uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Foram considerados estudantes matriculados em turmas de disciplinas de gestão de projetos e negócios eletrônicos, baseadas na metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas. As investigações abrangeram as caracterizações das bibliotecas universitárias e a análise da dinâmica dos estudantes de administração no uso das bibliotecas, frente a estímulos realizados a partir metodologia ativa adota nas disciplinas. Os resultados foram positivos, pois permitiram concluir que houve circulação intensa de informação entre os estudantes, agilidade no uso dos acervos e perspectivas de crescimento das bibliotecas universitárias para atendimento das necessidades dos estudantes de administração.
Referências
AMARAL, Fernanda Vasconcelos; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Contribuições da biblioteconomia e ciência da informação para a gestão de bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, e020008, p. 1-16, 2020.
BABU, B. Ramesh. Relevance of five laws of library science in the contemporary library world. Journal of the Korean Society for Library and Information Science, Daejeon, v. 45, n. 4, p. 253-269, 2011.
CACHINHO, Herculano. Criando experiências de aprendizagem significativas: do potencial da aprendizagem baseada em problemas. El Hombre y la Máquina, Santiago de Cali, n. 40, p. 58-67, 2012.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
ESTELA, Flor de María Silvestre; CUNHA, Murilo Bastos da. Biblioteca universitária e os indicadores do SINAES: estudo do caso da Universidade de Brasília. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 175-186, 2017.
ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Inovando no ensino de administração: uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, número especial, p. 1-9, 2008.
FREITAS, André Luís Policani; BOLSANELLO, Franz Marx Carvalho; VIANA, Nathália Ribeiro Nunes Gomes. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). O que é o Sinaes. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/sinaes. Acesso em: 27 jul. 2019.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. The five laws of library science. London: Edward Goldston, 1931.
ROZA, Rodrigo Hipólito. Ciência da informação, tecnologia e sociedade. Biblos, Rio Grande, v. 32, n. 2, p. 177-189, 2018.
ROZA, Rodrigo Hipólito. Revolução informacional e os avanços tecnológicos da informática e das telecomunicações. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 4, n. 3, p. 3-11, 2017.
SARACEVIC, Tefko. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.
SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da biblioteconomia/Cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, 2016.
TARGINO, Maria das Graças. Ranganathan continua em cena. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 122-124, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.