REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante <p> A <strong>Revista</strong> <strong>Instante</strong> é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba. Publica artigos, estudos críticos, traduções e resenhas de pós-graduandos, mestres e doutores que envolvam os diversos temas que constituem o pensamento filosófico, perpassando questões de cunho ético, político, estético e epistemológico. Nesse sentido, destacam-se os aspectos de originalidade e de qualidade acadêmica que integram os trabalhos submetidos à Revista.</p> <p> </p> <p><strong>Processo de Avaliação Pelos Pares</strong></p> <p> O processo de avaliação dos textos enviados à <em>Revista Instante</em> será feito por pares, obedecendo ao modelo <em>duplo-cego</em>. Devido a isso, cada artigo, tradução ou resenha submetida será avaliada por ao menos 02 (dois) membros pareceristas que integram este Comitê Científico. Caso o parecer dado por cada membro seja divergente entre si, o trabalho será analisado por um terceiro membro a fim de obter uma avaliação final.</p> <p> As contribuições submetidas à Revista passam por três etapas principais. A primeira consiste numa avaliação preliminar, feita pelos Editores, de modo a ser observado a adequação dos trabalhos conforme os itens exigidos pelas <strong>Diretrizes para Autores.</strong> Dito de outra forma, serão analisadas a adequação ao escopo e aspectos como relevância, contribuição e ineditismo do texto. Após isto, os textos serão encaminhados para pelo menos dois/duas avaliadores/as <em>ad hoc</em> especializados/as na temática. Eles servirão de subsídio aos editores, analisando pontualmente toda a argumentação desenvolvida pelo autor(a) do texto. Como o sistema de revisão obedecerá o modelo <em>duplo-cego,</em> os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas. No segundo momento, o trabalho será devolvido ao(s) autor(es) a fim de que possa ser feito as devidas correções. Caso não haja necessidade de alterações, o texto será diretamente a´provado pela Equipe Editorial. Por fim, após essas etapas preliminares, haverá a editoração e posterior publicação do trabalho enviado à Revista. </p> <p> Dentre os critérios analisados durante a avaliação dos textos, os pareceristas observarão a relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, a clareza, a adequação da bibliografia, a estruturação e o desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada, as conclusões e a contribuição oferecida para o conhecimento da área. Através disso, destacamos o nosso compromisso com os trabalhos submetidos. Por fim, reitera-se que os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: ACEITAR, ACEITAR COM RESTRIÇÕES e RECUSAR.</p> <p><strong>Observação:</strong> Para a publicação do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) cumprir com todas as recomendações feitas pelos membros pareceristas. </p> <p> </p> <p><strong>Periodicidade e Fluxo de Submissões</strong></p> <p> A <em>Revista Instante </em>possui publicação semestral, não cobra taxas para publicar e recebe submissões em fluxo contínuo.</p> <p> </p> <p><strong>Plataforma e Identificador Digital</strong></p> <p><strong> </strong>Os trabalhos desenvolvidos pela <em>Revista Instante </em>serão hospedados pelo portal de periódicos da Universidade Estadual da Paraíba, tendo como gerenciamento o software livre <em>Open Journal Systems </em>(<em>OJS</em>).</p> pt-BR revistainstante.uepb@gmail.com (Allyson Pereira de Almeida) carlosnacre@uepb.edu.br (CARLOS ALBERTO DE ARAUJO NACRE) Wed, 06 Jan 2021 12:13:02 +0000 OJS 3.3.0.12 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Pré-textuais https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/285 Ramon Germano Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/285 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000 A questão da formação na licenciatura em filosofia: https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/290 <p>O artigo procura meditar criticamente sobre o Ensino da Filosofia pensado na perspectiva didático-pedagógica, rompendo com o senso comum do magistério filosófico. A filosofia, na Licenciatura, seria trabalhada de forma soft, e, no Bacharelado, hard. Pensar o Ensino da Filosofia a partir da própria filosofia significa ver a impossibilidade dessa dicotomia na formação, pois a filosofia é, em qualquer nível, a mesma. O ensinar, com efeito, na sequela de Heidegger, está em correspondência com o verdadeiro aprender. Este não acontece pela memorização do ensinável. No magistério filosófico não tem primazia o ensinável, mas o possibilitar a indicação (o aceno!) para que o aluno tome no e do ensinável aquilo que ele já tem. O que o aluno já tem e que precisa a partir disso tomar no e do ensinável é o mesmo que tornou possível o ensinável da tradição. Isto é um afeto, uma experiência (não informações!) na qual o estudante já deve estar para poder tornar possível o aprendizado, quer dizer, a apropriação, o tomar no e do ensinável o que já tem. Conduzir os estudantes não para o ensinável, mas para o elemento pré-teorético que possibilitou o ensinável é a tarefa do autêntico magistério filosófico.</p> Marcos Érico de ARAÚJO SILVA Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/290 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000 Desespero e Clínica psicológica https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/287 <p>O desespero é comumente compreendido como um peso ou sofrimento que deve ser extirpado da vida. Da mesma forma, o que costumamos entender como doença mortal diz respeito àquele estado de saúde que nos leva à morte. Este texto aponta, com Kierkegaard, para outro modo de compreensão. Primeiramente vai tratar do desespero como doença da existência, ou seja, doença até a morte. Em seguida vai desenvolver sobre a relação entre esta doença, caracterizada como luta contra as condições da existência, e a possibilidade de aceitação destas condições. Por fim, vai apontar para uma clínica psicológica que toma este outro modo de compreensão como fundamento do seu fazer.</p> Myriam Moreira PROTASIO Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/287 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000 Baudelaire e a autonomia do campo artístico https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/288 <p>Os temas autonomia da arte e união entre arte e vida foram bastante debatidos ao longo do século XX. Essa autonomia é tão importante que a própria modernidade não pode ser compreendida sem referência a ela: a arte moderna é autossuficiente, autorreguladora e, acima de tudo, não é clássica, não é ordinária... Dentre os estudiosos que trataram da arte moderna, trabalharemos especialmente com Pierre Bourdieu, por entendermos que sua noção de campo artístico permite abordar os temas supracitados sem tomá-los por postulados inquestionáveis e também por explicitar a relação entre o âmbito artístico e as outras esferas da vida social de maneira dinâmica e crítica. O principal material de análise será um ensaio de Charles Baudelaire intitulado O pintor da vida moderna, do qual, através dos apontamentos do escritor sobre um pintor de costumes, podemos extrair temas importantes para a compreensão da modernidade artística e sua pretensão de autonomia.</p> Luís Gustavo Guadalupe SILVEIRA Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/288 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000 A Verdade como Concordância do Conhecimento com o Objeto: https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/289 <p>O objetivo deste trabalho é mostrar que o problema da verdade é o mesmo problema ao qual a dedução transcendental das categorias pretende responder, a saber: como conceitos a priori podem ser aplicados a objetos que nos são dados. Para tanto, apresentamos o problema como previamente formulado na carta de 21 de fevereiro de 1772 a Marcus Herz. Em seguida, mediante a compreensão do que Kant, nos Prolegômenos, chama de “o problema de Hume”, mostramos que a questão recebe uma nova formulação no §14 da dedução das categorias na Crítica da Razão Pura.</p> Ramon GERMANO Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/289 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/286 Ramon Germano Copyright (c) 2020 REVISTA INSTANTE https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/286 Thu, 31 Dec 2020 00:00:00 +0000