SEGUNDO DOSSIÊ TEMÁTICO DA SIRUIZ

2021-07-10

LINGUAGENS E SUJEITOS EM TEMPOS DE PANDEMIAS

 

As pandemias que assombraram a humanidade ao longo da nossa história certamente foram determinantes no tocante aos sentidos com que nos valemos para representar e refletir acerca de nossa realidade. Nesta pandemia, passamos por diversas outras que, a caráter de catalogação formal por determinadas instituições, navegam despercebidas ao crivo dos sujeitos.

A linguagem, isto é, as linguagens são tão heterogêneas quanto à fauna e à flora que desenham o painel universal de nossas florestas. Por meio da linguagem representamos, destruímos, criamos, agimos como deuses, só que mortais. A relação entre linguagem e sujeito parece ultrapassar as noções fisiológicas e biológicas complexas que envolvem o nosso corpo, ela afeta as nossas emoções, nossas crenças, nosso senso de racionalidade. Os “corpos de linguagens” caracterizam diversas roupas, metaforicamente, que os sujeitos se revestem, ora para atacar, ora para se defender, ora para ficarem neutros.

As diversas pandemias que enfrentamos se cruzam com o fenômeno atual ocasionado pela crise infecciosa do novo coronavírus. Para este dossiê, portanto, buscamos trabalhos que estejam relacionados com essas pandemias silenciosas, como por exemplo, a fome, o desemprego, a homofobia, o feminicídio, as Fake News, as desigualdades sociais etc. Tais questões, incontestavelmente situadas no real, são atravessadas por ressignificações que os sujeitos atribuem as suas experiências, ilustrando-as em filmes, cartazes, poesias, novas literaturas, HQ’s, quadrinhos, comentários em redes sociais etc. Neste sentido, como podemos perceber a formação e combinação dessas novas linguagens ressignificadas de minuto a minuto pelos sujeitos nesses tempos “pandêmicos”?

 

Data de abertura: 10/07/2021

Prazo de submissão: 30/11/2021

Data de publicação do volume nº 2: 28/12/2021

 

ORGANIZADORES

 

Prof. Dr. Paulo Vinícius Ávila Nóbrega (UEPB)

Prof. Ms. Júlio César Miguel de Aquino Cabral (UFCG)

Prof.ª Doutoranda Renata César de Oliveira (UFRJ)

Prof.ª Doutoranda Mariurka Maturel Ruiz (UFSC)

Prof.ª Doutoranda Suelen Pereira Estevam (UFRRJ)

Prof.ª Ms. Fernanda Karyne de Oliveira (IFPB)

Prof. Especializando Cleiton da Silva Duarte Lira (UEPB)

Prof. Mestrando Joanderson dos Santos Silva (UFPB)

Prof. Deivid da Costa Silva (UEPB)

Prof. Joabe Boaz Ferreira da Silva (UEPB)