Contextualização do Ensino de Química no Ensino Fundamental II e Médio abordando o tema dos Saneantes Utilizados na Pandemia COVID-19

Autores

  • Aline Damico de Azevedo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Aline Cristina Costa da Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Andrey Carvalho de Oliveira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Karine Damico de Azevedo Santos Universidade UNIGRANRIO

Resumo

No ano de 2020 deu início a pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, em vista disso a sociedade precisou se adequar a uma nova realidade para se proteger, fazendo uso de máscaras, isolamento social, lavagem adequada das mãos e desinfecção de ambientes com uso se saneantes. Visto a necessidade e os desafios impostos associados ao tema, o projeto tem por finalidade, com base nas práticas pedagógicas, contextualizar o ensino da química para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Objetiva-se através do acolhimento destes alunos, o emprego de práticas interativas e metodologias que promovam a contextualização dos conceitos da química, principalmente nos tópicos associados ao uso racional dos produtos saneantes, pertinentes ao cenário atual da Covid-19. Observou-se que após a aplicação de metodologias contextualizadas com auxílio da tecnologia, porque o processo ocorreu de forma online por motivo de não estarem ocorrendo aulas presenciais, são capazes de enriquecer o aprendizado aumentando a motivação para aprender. Propõe-se auxiliar para que o aluno possa relacionar o conhecimento científico, abordado pela disciplina aliado ao projeto, com seu cotidiano para que assim desenvolva um raciocínio crítico, possibilitando que o mesmo tenha suas próprias conclusões e que possa discernir informações presentes na mídia. O presente trabalho destaca resultados favoráveis no âmbito da educação, destacando o impacto da contextualização e das instituições acadêmicas no auxílio do cotidiano da população, principalmente ao relacionar medidas que têm impacto na saúde e na formação destes indivíduos.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Azevedo, A. D. de, Silva, A. C. C. da, Oliveira, A. C. de, & Santos, K. D. de A. (2023). Contextualização do Ensino de Química no Ensino Fundamental II e Médio abordando o tema dos Saneantes Utilizados na Pandemia COVID-19. BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, 17(4), 1077–1093. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/BIOFARM/article/view/2300