Caracterização Físico-Química de Medicamentos de Referência para o Tratamento da Tuberculose usando Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Análise Térmica (TG/DTG & DSC)

Autores

  • Nicolle Fernanda Dias Brum Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Thais de Carvalho Mussi Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Aline Damico de Azevedo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Silvana Gino Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Fernando Gomes de Souza Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

A tuberculose, um problema de saúde pública global, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. O tratamento para tuberculose sem complicações leva, no mínimo, seis meses e, na maior parte dos casos, o tratamento é feito com dois antibióticos de primeira linha: rifampicina e isoniazida. Nos casos de tuberculose ativa, o número de bactérias é muito elevado e, por isso, o sistema imune não é capaz de combater a infecção sozinho, sendo necessário utilizar uma combinação de vários antibióticos por mais de seis meses. Os remédios mais utilizados são: isoniazida; rifampicina; etambutol e pirazinamida. O objetivo deste trabalho consiste na caracterização físico-química por FTIR (Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier), TG (Termogravimetria) / DTG (Derivada Termogravimétrica) e DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial) dos antibióticos mais usados que são a rifampicina, isoniazida e etambutbol que são produzidos pela Farmanguinhos/FIOCRUZ/Brasil. As técnicas de FTIR, TG e DSC são ferramentas promissoras no controle de qualidade de princípios ativos na formulação de medicamentos para a indústria farmacêutica. Além disso, com os resultados observados, maiores cuidados devem ser tomados na formulação da rifampicina com excipientes, visto que tal fármaco possui polimorfismo, enquanto os demais utilizados não apresentaram tal fenômeno.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Brum, N. F. D., Mussi, T. de C., Azevedo, A. D. de, Monteiro, S. G., & Souza Júnior, F. G. de. (2023). Caracterização Físico-Química de Medicamentos de Referência para o Tratamento da Tuberculose usando Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Análise Térmica (TG/DTG & DSC). BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, 17(4), 963–975. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/BIOFARM/article/view/2310