PREVALÊNCIA DE CANDIDIASE VULVOVAGINAL RECORRENTE EM MULHERES COM IDADE ENTRE 18 A 30 ANOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS - PB
Abstract
A candidíase vulvovaginal (CVV) é a segunda vulvovaginite mais prevalente em toda a população mundial. A cândida sp. é um fungo oportunista que causa uma infecção na vulva e na vagina com as seguintes manifestações: prurido vaginal, irritação, leucorreia e odor característico, podendo levar a pessoa a transtornos psicológicos. Patologia muito comum em mulheres, aproximadamente 75% da população já teve ou terá, pelo menos uma vez ao longo de sua vida. Além disso, pelo menos 5% delas podem levar a essa reincidência. Os principais fatores que mais ocasionam a candidíase recorrente são diabetes, alimentação a base de carboidratos e açúcares, gravidez, uso de antibióticos, corticoides, supressão do sistema imunológico e alterações hormonais. O principal objetivo desse estudo é analisar a prevalência de candidíase de repetição entre mulheres de 18 e 30 anos, saber qual a faixa etária predominante dessa reiteração e qual a principal causa que leva a essa reincidência, em uma unidade básica de saúde na cidade de Cajazeiras/PB. O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa observacional, com abordagem quanti-qualitativa através do levantamento de um prontuário que obtinha os resultados de cada exame Papanicolaou e um questionário foi aplicado as pacientes que obtiveram o citopatologico positivo para cândida sp, a amostra foi composta por 64 mulheres no período de fevereiro a novembro de 2016. Tendo em vista que das 64 jovens (70,32%) eram saudáveis e (29,68%) foram as que obtiveram o citopatológico positivo para cândida sp. A prevalência de recorrência foi em mulheres de 24 anos com (31,57%) e sua menor estatística acontecendo em jovens de 18 anos com (5,26%) dos casos. Os dados coletados foram processados por meio de estatística descritiva através do Microsoft World 2013, sendo as variáveis expressas em frequências relativas e absolutas sob a forma de gráficos de coluna e de pizza. Ao fim desse estudo foi possível observar que a candidíase vulvovaginal recorrente é prevalente em mulheres na idade fértil e que sua possível causa é bastante ligada a anticoncepcionais hormonais ou estresses emocionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors and co-authors retain copyright, but cede the right to first publication to the Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management (BIOFARM).
Copyright encompasses exclusive rights to reproduce and deliver the article in all form and media, including reprints, photographs, microfilms and any other similar reproductions, as well as translations. The reproduction of any part of this journal, its storage in databases and its transmission by any form or media - such as electronic, electrostatic and mechanical copies, photocopies, recordings, magnetic media, etc. - will be allowed only with a written permission from the BIOFARM.
Articles published in BIOFARM will be Open-Access articles distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The copyright is retained by the author(s). BIOFARM will insert the following note at the end of the published text:
© 2023 by the authors; licensee BIOFARM, Campina Grande, Brazil. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).