AVALIAÇÃO DE USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM UMA FARMÁCIA PRIVADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB
Abstract
Os antidepressivos são utilizados para o tratamento da depressão no sistema nervoso central (SNC), melhorando os principais sintomas causados pela depressão. O estudo teve como objetivo descrever e analisar o perfil epidemiológico dos casos notificados de uso de antidepressivos em uma farmácia privada no município de Cajazeiras – Paraíba, de janeiro a dezembro de 2018. Para a realização de tal estudo, foram analisados os casos notificados de utilização dos medicamentos antidepressivos pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e o programa Digifarm da drogaria durante o período de estudo. Analisando os dados observou-se que o perfil de uso do medicamento mais utilizado foi o Cloreto de amitriptilina com (34%) remédio pertencente a classe dos tricíclicos, e o fluoxetina apresentando-se com dispensação de aproximadamente (27%) como sendo de demanda menor de dispensação na farmácia foi o medicamento buproprion com estimativa de (1%) de uso e que acontece uma maior predominância de utilização do medicamento antidepressivopor pacientes do sexo feminino, com idade entre 37 a 60anos, sendo observado também a questão que o uso de antidepressivos aumenta de acordo com a idade da paciente, acometendo uma maior predominância em pacientes adultas e idosas. A prevalência no sexo masculino de utilização do fármaco foi na idade de 36 a 45 anos. Conclui-se que o medicamento mais dispensado é o amitriptilina e o gênero que mais utiliza medicamentos antidepressivos é o sexo feminino, fazendo-se necessário uma maior atenção a essas pacientes em relação ao distúrbio da depressão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors and co-authors retain copyright, but cede the right to first publication to the Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management (BIOFARM).
Copyright encompasses exclusive rights to reproduce and deliver the article in all form and media, including reprints, photographs, microfilms and any other similar reproductions, as well as translations. The reproduction of any part of this journal, its storage in databases and its transmission by any form or media - such as electronic, electrostatic and mechanical copies, photocopies, recordings, magnetic media, etc. - will be allowed only with a written permission from the BIOFARM.
Articles published in BIOFARM will be Open-Access articles distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The copyright is retained by the author(s). BIOFARM will insert the following note at the end of the published text:
© 2023 by the authors; licensee BIOFARM, Campina Grande, Brazil. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).