MODIFICAÇÕES NO ESTILO DE VIDA DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS:
ABORDAGEM NUTRICIONAL E DE ATIVIDADE FÍSICA POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Abstract
A Atenção Primária à Saúde (APS) é definida como um nível do sistema de saúde que oferece atendimento acessível para todas as pessoas. Com intuito de fortalecer a APS, em 1994 o governo federal instituiu o Programa Saúde da Família (PSF) de forma organizacional e substitutiva e em 2006 o programa foi substituído pela Estratégia de saúde da Família. Dentro das atribuições do profissional de saúde da APS, encontra-se o cuidar de pessoas com Diabetes Mellitus sob o olhar da nova clínica baseada em evidência. O objetivo do estudo foi avaliar as abordagens nutricionais e atividades físicas realizadas por profissionais da Atenção Primária à Saúde direcionadas para as modificações do estilo de vida de pessoas com Diabetes Mellitus. Trata-se de um estudo de caso descritivo exploratório, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um município do interior paraibano. A população da pesquisa foram os trabalhadores das equipes da ESF da área urbana e rural. Como método de coleta foi utilizado o Grupo Focal. Os resultados evidenciaram que alguns profissionais ainda praticam abordagem educativa tradicional, que reflete resquícios do modelo biomédico e ainda desconhecimento e/ou a não adesão dos profissionais da APS, acerca do planejamento e A Atenção Primária à Saúde (APS) é definida como um nível do sistema de saúde que oferece atendimento acessível para todas as pessoas. Com intuito de fortalecer a APS, em 1994 o governo federal instituiu o Programa Saúde da Família (PSF) de forma organizacional e substitutiva e em 2006 o programa foi substituído pela Estratégia de saúde da Família. Dentro das atribuições do profissional de saúde da APS, encontra-se o cuidar de pessoas com Diabetes Mellitus sob o olhar da nova clínica baseada em evidência. O objetivo do estudo foi avaliar as abordagens nutricionais e atividades físicas realizadas por profissionais da Atenção Primária à Saúde direcionadas para as modificações do estilo de vida de pessoas com Diabetes Mellitus. Trata-se de um estudo de caso descritivo exploratório, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um município do interior paraibano. A população da pesquisa foram os trabalhadores das equipes da ESF da área urbana e rural. Como método de coleta foi utilizado o Grupo Focal. Os resultados evidenciaram que alguns profissionais ainda praticam abordagem educativa tradicional, que reflete resquícios do modelo biomédico e ainda desconhecimento e/ou a não adesão dos profissionais da APS, acerca do planejamento e
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors and co-authors retain copyright, but cede the right to first publication to the Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management (BIOFARM).
Copyright encompasses exclusive rights to reproduce and deliver the article in all form and media, including reprints, photographs, microfilms and any other similar reproductions, as well as translations. The reproduction of any part of this journal, its storage in databases and its transmission by any form or media - such as electronic, electrostatic and mechanical copies, photocopies, recordings, magnetic media, etc. - will be allowed only with a written permission from the BIOFARM.
Articles published in BIOFARM will be Open-Access articles distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The copyright is retained by the author(s). BIOFARM will insert the following note at the end of the published text:
© 2023 by the authors; licensee BIOFARM, Campina Grande, Brazil. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).