METODOLOGIAS DA GESTÃO APLICADAS A DROGARIAS E FARMÁCIAS PARA FORTALECIMENTO DESTAS NO MERCADO BRASILEIRO
Abstract
A gestão consiste no ato de planejar, coordenar e organizar o processo usado para aquisição de resultados, bens ou atividades, baseado na existência de uma organização, configurando-se assim como primordial para qualquer serviço comercial e logístico. Principalmente em tempos difíceis como a época atual, em que gerenciar uma farmácia é um grande desafio. Nesse sentido, as práticas fundamentais na gestão da farmácia, como as metodologias da gestão, podem ser úteis para o enfrentamento do mercado e das suas adversidades. Assim sendo, o presente trabalho, consiste em um artigo de revisão bibliográfica e teve como objetivo principal entender a importância das metodologias da gestão aplicadas a drogarias e farmácias com o intuito de fortalecer estas no mercado brasileiro e compreender o papel que o farmacêutico pode assumir frente a gestão. Para o alcance disso, foram consultadas as bases de dados: Google Scholar, Scielo e CAPES, sendo realizada uma pesquisa, através das palavras chave: gestão de farmácias e drogarias, metodologias de gestão e mercado farmacêutico brasileiro. Nessa perspectiva, as metodologias da gestão são fundamentais para o avanço das farmácias e drogarias, no varejo farmacêutico. Isso se justifica por estas potencializarem a eficácia dos processos administrativos da empresa e permitirem a organização financeira das mesmas. Diante disso os farmacêuticos, enquanto gestores, ao fazerem uso das metodologias podem contribuir para a fortificação destas, no mercado. Posto isso, conclui-se que é de extrema importância, a adoção das metodologias da gestão em farmácias e drogaria para permitir um melhor desempenho econômico destas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors and co-authors retain copyright, but cede the right to first publication to the Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management (BIOFARM).
Copyright encompasses exclusive rights to reproduce and deliver the article in all form and media, including reprints, photographs, microfilms and any other similar reproductions, as well as translations. The reproduction of any part of this journal, its storage in databases and its transmission by any form or media - such as electronic, electrostatic and mechanical copies, photocopies, recordings, magnetic media, etc. - will be allowed only with a written permission from the BIOFARM.
Articles published in BIOFARM will be Open-Access articles distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The copyright is retained by the author(s). BIOFARM will insert the following note at the end of the published text:
© 2023 by the authors; licensee BIOFARM, Campina Grande, Brazil. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).