ESTUDO FITOQUÍMICO, AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE HEMOLÍTICA E ANTIMICROBIANA DE UM EXTRATO BRUTO DA CASCA DO CAULE DE Ziziphus joazeiro Mart. (Rhamnaceae).

Autores

  • Ian Jhemes Oliveira Sousa Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI
  • Maria Candida Pessoa Silva
  • Gabriel Lacerda Leopoldino
  • Lucas Silva Agostinho

Resumo

O Ziziphus joazeiro Mart., popularmente conhecido como juazeiro, é uma planta típica do semiárido brasileiro sendo utilizada pela comunidade para diversas finalidades, dentre elas, como anti-inflamatório e antimicrobiano. Dessa forma, objetivo deste estudo é realizar um screening fitoquímico do extrato hidroalcoólico das cascas de Ziziphus joazeiro Mart. e avaliar seu o potencial hemolítico e sua atividade antimicrobiana devido a seu amplo uso com esta finalidade. Para a realização deste estudo foram obtidas cascas de caule de Ziziphus joazeiro Mart a qual foram submetidas à decocção hidroalcoólica (70%) seguido de rotaevaporação do solvente para obtenção do extrato seco. O extrato obtido foi utilizado primeiramente para a realização do screening fitoquímico qualitativo, quando foram realizados testes para a determinação da ausência ou presença de taninos, saponinas, flavonoides, antocianidinas, alcaloides e cumarinas. Além disso, foi avaliada a atividade antimicrobiana do extrato, através do método de microdiluição, frente a cepas padrão e também foi avaliado o potencial de dano às membranas pele teste de avaliação da atividade hemolítica. A análise fitoquímica revelou resultado positivo para os seguintes metabolitos secundários: saponinas, taninos e cumarinas. Já a análise hemolítica quantitativa mostrou dano hemolítico significativo para a concentração do extrato de 400μg.mL-1, já em relação as análises microbiológicas, eles mostraram uma concentração inibitória mínima de >4096;4096 e >4096 μg mL-1 para Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans, respectivamente. Sendo assim, apesar do estudo fitoquímico ter revelado presença de saponinas, taninos e cumarinas, o extrato não se mostrou promissor em relação a sua atividade antimicrobiana, além de ter apresentado um potencial dano as membranas para concentrações acima de 400 μg.mL-1, o que limita o seu uso.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Sousa, I. J. O., Silva, M. C. P., Leopoldino, G. L., & Agostinho, L. S. (2023). ESTUDO FITOQUÍMICO, AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE HEMOLÍTICA E ANTIMICROBIANA DE UM EXTRATO BRUTO DA CASCA DO CAULE DE Ziziphus joazeiro Mart. (Rhamnaceae). BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, 14(4), 208–225. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/BIOFARM/article/view/2135

Edição

Seção

Artigos