DO DIREITO À EDUCAÇÃO: A EJA NO BRASIL

Autores

  • Silvia Cristina da Silva Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP
  • Caroline Cristina da Silva Daniel Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP
  • Letícia Aparecida de Oliveira Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP
  • Marília da Silva Ribeiro Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP

Palavras-chave:

Direito, Educação, EJA

Resumo

A educação é um dos fatores que mais influencia o processo das pessoas e das sociedades. Além de proporcionar conhecimento, a educação enriquece a cultura, o espírito, os valores e tudo o que caracteriza o ser humano. A educação é necessária em todos os sentidos: alcançar melhores níveis de bem-estar social e crescimento econômico; nivelar as desigualdades econômicas e sociais; promover a mobilidade social das pessoas; ceder a melhores níveis de emprego; ampliar as oportunidades dos jovens; revigorar os valores cívicos e seculares que fortalecem as relações das sociedades, pelo processo democrático e pelo fortalecimento do estado de direito, para promoção da ciência, tecnologia e inovação. A educação sempre foi importante para o desenvolvimento, mas tornou-se mais importante no mundo de hoje, que vive profundas transformações, motivadas, em parte, pelo rápido avanço da ciência e de suas aplicações, bem como do desenvolvimento da mídia não menos rápida, bem como das tecnologias da informação. Diante desse contexto apresentado, tornam-se necessárias algumas ações no sentido de melhoria qualificativa nos processos de aprendizagem, em especial aquele da educação de jovens e adultos, respeitando assim suas diferenças, a fim de que não desistam de seus estudos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina da Silva, Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP

Mestre em Educação, Ambiente e Sociedade

Caroline Cristina da Silva Daniel, Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP

Acadêmica do curso de Pedagogia

Letícia Aparecida de Oliveira, Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP

Acadêmica do curso de Pedagogia

Marília da Silva Ribeiro, Universidade Anhanguera Educacional – Polo de São João da Boa Vista – SP

Acadêmica do curso de Pedagogia

Referências

ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Nova Escola. 01 fev. 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio>. Acesso em: 06 maio 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 5 jul. 2000. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>.

¬¬______.______.______. Parecer CNE/CEB 11/2000. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 10 maio 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf>.

______.Decreto nº 19.513, de 25 de Agosto de 1945. Disposições regulamentares destinadas a reger a concessão do auxílio federal para o ensino primário. Brasília, DF: Câmara Dos Deputados [2019]. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19513-25-agosto-1945-479511-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 06 maio 2019.

______. Lei nº. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

FREIRE, Paulo. O Homem e Sua Experiência/Alfabetização e Conscientização. In: Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 2013.

GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

MOURA, Maria da Gloria Carvalho. Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica. Curitiba: Educarte, 2003.

NEVES, Iara Conceição. Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Downloads

Publicado

2022-09-15