Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez

Uma abordagem sobre o crime de homicídio

Autores

  • Letícia Duarte Moreira Faculdade de Petrolina (FACAPE)

Palavras-chave:

Homicídio, Psicopatia, Motivo Torpe, Hediondez

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de analisar o homicídio qualificado pelo motivo torpe e meio que dificulte a defesa da vítima, crime descrito no código penal como sendo a conduta típica mais grave de todas, visto que viola o bem jurídico mais protegido pelo nosso ordenamento jurídico. Com esse intuito, observou-se a obra documental “Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez” (2022), exibido pelo canal HBO Max. A doutrina e a jurisprudência entendem que o homicídio qualificado pelo motivo torpe é repugnante e revela uma perversidade sem medidas. Portanto, os posicionamentos doutrinários e as decisões judiciais convergem ao que determina a legislação. Diante do exposto, o presente trabalho pretende analisar o contexto histórico do crime de homicídio, averiguar o conceito e o comportamento do psicopata e observar a luz do ordenamento jurídico pátrio, o homicídio qualificado por motivo torpe e com o emprego de meio que dificulte a defesa da vítima. No decorrer da pesquisa, ficou evidenciado que a legislação brasileira ainda não possui um dispositivo específico para tratar assassinos psicopatas. Sendo assim, o Direito busca penalizá-los, principalmente, com a lei de crimes hediondos, pois os homicídios cometidos por psicopatas, geralmente são repletos de crueldade.

Biografia do Autor

Letícia Duarte Moreira, Faculdade de Petrolina (FACAPE)

Bacharel em Direito pela Faculdade de Petrolina (FACAPE). Advogada. Pós-graduanda em Direito Penal e Processual Penal, Direito do Consumidor e Direito Previdenciário.

Referências

ALVES, Jaiza Sâmmara de Araújo. Serial Killers: A (In)imputabilidade do Assassino em Série. 22. Ed. Curitiba: Juruá, 2018.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais- DSM. 4 ed. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: EDIPRO, 1. Ed.,2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez.

BRASIL. Lei Federal N° 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9434.htm. Acesso em outubro de 2022.

CARNAVALLI, Rafaella Santana. Análise do Psicopata a luz de Aspectos Penais e Criminológicos. Jus Brasil, 04 de fevereiro de 2020. Disponível em Psicopatia para a criminologia e para o direito penal - Jus.com.br | Jus Navigandi. Acesso em 04 de novembro de 2022.

FILHO, Rogério Machado Mello. Direito Penal Medieval e Moderno. Direito Net, 28 de maio de 2003. Disponível em https://direitonet.com.br/artigos/exibir/1097/Direito-Penal-Medieval-e-Moderno. Acesso em 12 de outubro de 2022.

GILL, Victoria. Análise em Crânio Revela Assassinato Brutal há 430 Mil Anos. BBC News Brasil, 28 de maio de 2015. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150527_violencia-_cavernas_mdb. Acesso e 12 de outubro de 2022.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Especial. 19 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2022.

HARE, Robert D. Sem Consciência: O Mundo Perturbador dos Psicopatas que Vivem entre Nós. 1. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

LOPES, Fernanda. Especialista afirma que Guilherme de Pádua é psicopata: 'Todas as características'. Notícias da tv, 02 de agosto de 2022. Disponível em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/especialista-afirma-que-guilherme-de-padua-e-psicopata-todas-caracteristicas. Acesso em 05 de novembro de 2022.

NOGUEIRA, André. De Serra à Esmagamento: Conheça 10 Métodos Tenebrosos de Punição capital. Uol, 13 de agosto de 2019. Disponível em: . Acesso em 13 de outubro de 2022.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 15 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

OLIVEIRA, Marcel Gomes de. A História do Delito de Homicídio. Âmbito Jurídico, São Paulo, 1 de julho de 2011. Disponível em: <http://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-penal/a-historia-do-delito-de-homicidio/>. Acesso em 12 de outubro de 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org>. Acesso em: 8 de outubro 2022.

PACTO Brutal – O Assassinato de Daniella Perez. Direção: Guto Barra e Tatiana Issa. Produção: HBO Max. Rio de Janeiro: 2022. Streaming.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. 1. Ed. Rio de Janeiro: Fontanar, 2008.

SILVA, Marisya Souza e. Crimes hediondos e progressão de regime prisional. 2. Ed. Curitiba: Juruá, 2009.

TRINDADE, Jorge; BEHEREGARAY, Andréa; CUNEO, Mônica Rodrigues. Psicopatia: a máscara da justiça. Rede Virtual de Biblioteca. Porto Alegre: 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-23