A democratização do ensino jurídico na fase infanto juvenil e sua importância na construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres

Autores

  • Edna Beatriz da Silva Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Lorena Suellen Vieira Pontes Universidade Estadual da Paraíba
  • Luciano do Nascimento Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Criança, Adolescente

Resumo

As crianças e adolescentes, principiando do pressuposto já consolidado na sociedade moderna, são sujeitos de direito. Nesse segmento, ensina o sociólogo Niklas Luhmann que os direitos fundamentais são a instituição da sociedade moderna, assim o presente artigo, objetiva demonstrar a necessidade de democratizar o ensino jurídico infantojuvenil, a partir do lecionamento de direitos fundamentais que de forma exponencial corrobora com a construção de cidadãos ativos no corpo social, em consonância a favorecer o combate das variadas formas de violência.

Biografia do Autor

Edna Beatriz da Silva Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB) e extensionista voluntária no projeto de extensão “Direitos Fundamentais no Ensino Básico: Pedagogia e Programa de Lições na Escola Tertuliano Maciel no Âmbito das Atividades do Projeto Desengaveta Meu Texto”. 

Lorena Suellen Vieira Pontes, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB) e extensionista voluntária no projeto de extensão “Direitos Fundamentais no Ensino Básico: Pedagogia e Programa de Lições na Escola Tertuliano Maciel no Âmbito das Atividades do Projeto Desengaveta Meu Texto”.

Luciano do Nascimento Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Pós-Doutor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB) e Orientador do Projeto de Extensão “Direitos Fundamentais no Ensino Básico: Pedagogia e Programa de Lições na Escola Tertuliano Maciel no Âmbito das Atividades do Projeto Desengaveta Meu Texto”. 

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Publicado

2024-04-23