A importância da Literatura dos Contos para o ensino dos Direitos Fundamentais
Palavras-chave:
Direitos fundamentais, Contos de fada, Criança e adolescenteResumo
O presente estudo tem por objetivo incentivar o acesso à cultura literária como forma de facilitar a acessibilidade à informação acerca dos direitos fundamentais para crianças e adolescentes. Nesse sentido, analisa-se a relação estabelecida entre o incentivo da leitura dos contos de fadas e o aprendizado das crianças e adolescentes acerca de seus direitos fundamentais. Assim, com uma nova abordagem necessária e crítica dos contos infantis, o acesso à informação jurídica é democratizado para o público alvo, permitindo, desde cedo, conhecimento sobre noções básicas dos direitos fundamentais.
Referências
ALEXY, Robert.Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso daSilva. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.
ARAÚJO, Luis Felipe ; FONSECA, Charlie Rodrigues. A influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Direito brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3200, 5 abr. 2012. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/21440>. Acesso em: 20 nov. 2023.
BETTELHEIM,Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1980.
BRASIL. Constituição (1988). Brasília, DF: Editora Saraiva, 2016.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Atlas,1991.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. RiodeJaneiro: Editora Paz e Terra, 1986.
.Pedagogia do oprimido.17.ed. São Paulo: Paz e Terra, v.21, 2001.
HIDALGO,Júlio César. Constituição em Quadrinhos.1.ed. São Paulo: Editora Gregory, 2019.
LUHMANN, Niklas. I Diritti Fondamentali come Istituzione. Bari: Edizioni Dedalo,2002.
LUHMANN,Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p.91.
MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Editora Atlas,2003.
NOVO, Benigno Núñez; MOTA, Antonio Rosembergue Pinheiro. O direito à educação na Constituição de 1988. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, ano 31, n. 1640. Disponível em: <https://www.boletimjuridico.com.br/artigos/direito-constitucional/4480/o-direito-educacao-constituicao-1988>. Acesso em: 2 fev. 2023.
PEREZ, Luana Castro Alves. História dos contos de fadas. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/historia-dos-contos-fadas.htm> Acesso em: 20 nov. 2023.
PIAGET,J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar,1979.
SANTOS, J. O. O impacto dos contos infantis na formação social, emocional e psicológica das crianças na educação infantil. Brasília: Universidade de Brasília, 2020. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/27210/1/2020_JenniferOliveiraDosSantos_tcc.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2024.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. 250p.