A importância da Literatura dos Contos para o ensino dos Direitos Fundamentais

Autores

  • Clara Rafaela Quintans Campos Universidade Estadual da Paraíba
  • Yasmim Iris Lopes Avelino Universidade Estadual da Paraíba
  • Luciano do Nascimento Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Contos de fada, Criança e adolescente

Resumo

O presente estudo tem por objetivo incentivar o acesso à cultura literária como forma de facilitar a acessibilidade à informação acerca dos direitos fundamentais para crianças e adolescentes. Nesse sentido, analisa-se a relação estabelecida entre o incentivo da leitura dos contos de fadas e o aprendizado das crianças e adolescentes acerca de seus direitos fundamentais. Assim, com uma nova abordagem necessária e crítica dos contos infantis, o acesso à informação jurídica é democratizado para o público alvo, permitindo, desde cedo, conhecimento sobre noções básicas dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Clara Rafaela Quintans Campos, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharelanda pela Universidade Estadual da Paraíba. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6633482753551697.

Yasmim Iris Lopes Avelino, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharelanda pela Universidade Estadual da Paraíba. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1841922924707666

Luciano do Nascimento Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Orientador. Pós-doutorado em Sociologia e Teoria do Direito no Centro di Studi sul Rischio della Facoltà di Giurisprudenza dellʼUniversità del Salento, Lecce, Itália. Pesquisador Científico no Max Planck Institut für ausländisches und internationals StrafrechtDepartments of Criminal Law and CriminologyFreiburg in Breisgau – Baden Wüttemberg, Alemanha. Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB). Professor Permanente do PPGRI/UEPB e Colaborador do PPGCJ/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa NUPOD/DGP-CNPQ. 

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Publicado

2024-04-23