Comportamento do Consumidor Virtual
Palavras-chave:
Internet, Comportamento do Consumidor, Internautas, Compra On-lineResumo
A Internet tem apresentado uma velocidade de expansão avassaladora desde a sua
implantação a nível mundial. Isto mostra que esta ferramenta tecnológica é um fenômeno a ser
considerado como instrumento do marketing, portanto uma componente para melhoria das estratégias
empresariais.Neste trabalho foi feita uma pesquisa visando identificar os fatores influenciadores no
processo de decisão de compra dos consumidores virtuais. Foi utilizado o modelo do Comportamento do
Consumidor de Kinnear e Bernhardt. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de questionários
enviados eletrônicamente via “e-mail” e diretamente em diversos ambientes (universidade, escolas,
empresas públicas e privadas, etc.). Os resultados obtidos, através da técnica de amostragem, revelaram
que a maioria dos internautas é do sexo masculino (55%), solteiro (64%), com faixa etária entre 20 a 40
anos (em torno de 72%), grau de escolaridade com nível superior (52%), renda familiar acima de seis
salários mínimos (72%). Esta pesquisa revelou também que 49% utilizam a Internet das suas próprias
residências. Dentre os serviços disponíveis na Internet boas parte aplica-se ao trabalho, seguido de
educação e serviços de e-mails. Ainda dentro desta pesquisa verificou-se que os internautas reconhecem
a necessidade de utilizar a Internet para expandir seus horizontes de conhecimentos, fazer compras,
obter informações pessoais, encontrar novos amigos e enviar “emails”. Os motivos para a utilização da
Internet são a obtenção de informações atualizadas, em tempo real, a comodidade, aumentar o nível de
conhecimento geral e especifico e a profissão.Quanto aos fatores de importância, pode-se destacar a
qualidade, rapidez de acesso, segurança e privacidade na rede.Verificou-se que a Internet mudou os
hábitos pessoais. Os internautas estão dormindo menos, saem menos de casa, têm menos contatos com
os amigos e assistem menos televisão
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