EVOLUÇÃO DO CONCEITO E PROCESSO DA QUALIDADE
Palavras-chave:
Qualidade Total, Eras da Qualidade, Organizações IndustriaisResumo
A relação entre a qualidade e o meio empresarial vem desenvolvendo-se ao longo de décadas e
passando por fases distintas. O mundo no século XXI passa por profundas transformações, e as
principais causas é o processo de globalização, abertura de mercado e o avanço tecnológico. O objetivo
deste trabalho consiste em apresentar a evolução dos conceitos e processo da qualidade. A evolução do
conceito e o processo da qualidade estão divididos em quatro períodos, chamados de eras da qualidade.
É importante analisar este contexto sob a ótica da organização com o intuito de utilizar esta ferramenta
como diferencial competitivo.
Referências
BROCKA, BRUCE e BROCKA, M. Suzanne.
Gerenciamento da Qualidade. São Paulo: Makron
Books, 1994.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC-Controle de
Qualidade Total. Rio de Janeiro: QFCO, 2000.
CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES,
Claúdia e BJUR, Wesley. Administração e
Qualidade: A Superação dos Desafios. São
Paulo: Makron Books, 1997.
DAVIS, Mark M., AQUILANO, Nicholas J.,
CHASE, Richard B. Fundamentos da
Administração da Produção. 3ª ed. Porto Alegre:
Bookman, 2001.
FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David;
HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: Desafios
Competitivos para a Indústria. Rio de Janeiro:
Campus, 1995.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral
da Administração: da Escola científica à
Competitividade na Economia Globalizada. São
Paulo: Atlas, 1997.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.