A IMPORTANCIA DO PROCESSO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

Autores

  • Thamyres Alves de Araújo1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Mônica Barros da Nóbrega UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Géssica Tamires da Silva Anselmo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação Permanente, Serviço Social[, Processo Formativo

Resumo

O Serviço Social é uma profissão inserida na realidade social e tem como uma de suas funções principais, desenvolver respostas para a Questão Social que se apresenta cada vez mais complexificada, tendo em vista que a realidade social em sua concreticidade está em constante transformação. Nesse sentido, mostra-se fundamental o debate acerca do processo de educação permanente no âmbito do Serviço Social, na medida em que este processo tende a viabilizar o aprimoramento intelectual do profissional assistente social frente às transformações societárias em curso. Assim sendo, o estudo ora apresentado tem como objetivo refletir acerca da importância do processo de educação permanente no Serviço Social, elucidando as estratégias de resistência e de enfrentamento da categoria para a efetivação deste processo na atual conjuntura, dando ênfase a Política de Educação Permanente elaborada pelo conjunto CFESS-CESS, como um importante conquista da categoria nesta perspectiva. O estudo foi sistematizado a partir de um levantamento bibliográfico e documental das principais obras e de dados documentais que tratam da educação permanente no Serviço Social. As considerações finais apontam que apesar da conjuntura adversa, é possível verificar no interior da categoria um esforço conjunto, no sentido de desenvolver ações para efetivar o processo de educação permanente na perspectiva de contribuir para a qualidade dos serviços prestados à população usuária.

Biografia do Autor

Thamyres Alves de Araújo1, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Thamyres Thamyres Alves de Araújo – E-mail: thamyres.alvesaraujo@hotmail.com

Mônica Barros da Nóbrega, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Géssica Tamires da Silva Anselmo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Referências

BRASIL, INEP/MEC. Sinopse Estatística da Educação Superior em 2010. 2010. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior> Acesso em: 11 abr. 2019. CFESS/CRESS. Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Brasília/DF: CFESS, 2012. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf>. Acesso em: 24 de Março de 2019. FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. Educação Permanente: um desafio para o Serviço Social. In: Revista Textos e Contextos. Porto Alegre. v.6, n.1, p.207-218, jan/jun.2007. Disponível em:<http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fass/article/view/1055/3241> Acesso em: 25 de Março de 2019. GUERRA, Yolanda. A formação profissional frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino público, privado e a distância. In: Revista Serviço Social e Sociedade, nº. 104, São Paulo: Cortez, out/dez. 2010, p.715-736. MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira. A educação Permanente no Sistema Único da Assistência Social: a percepção dos assistentes sociais. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento humano: formação, políticas e práticas sociais) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2013. NASCIMENTO, Chrislayne Caroline dos Santos; OLIVEIRA, Carla Montefusco de. Educação Permanente e Serviço Social: Apontamentos sobre a formação profissional. In: Revista Temporalis. Brasília, n.31, jan/jun. 2016. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/viewFile/12321/10103>. Acesso em: 12 de Fevereiro de 2019.

SANTOS, Claudia Monica do; ABREU, Maria Helena Elpídio; MELIM, Juliana Iglesias. As entidades do Serviço Social Brasileiro na defesa da formação profissional e do projeto ético-político. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n.108, out/dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n108/a13n108.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2023

Como Citar

ARAÚJO, T. A. de; NÓBREGA, M. B. da; ANSELMO, G. T. da S. A IMPORTANCIA DO PROCESSO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 115–131, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2449. Acesso em: 27 abr. 2024.