O USO DO ESOCIAL NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E SETORES RELACIONADOS EM UMA ENTIDADE PRIVADA NA CIDADE DE BOA VISTA – RORAIMA
Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, eSocialResumo
A área de Recursos Humanos passou por uma grande
evolução até os tempos atuais, sobretudo com
os avanços tecnológicos que vem impulsionando
mudanças nos seus processos de trabalho. A partir
da criação da plataforma eSocial, cuja finalidade é a
unificação da prestação das informações referentes
à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias
e trabalhistas e, portanto, a padronização dos
processos nele empregados, o ambiente de trabalho
em gestão de pessoas vem procurando se adaptar a
este instrumento seguindo cronograma proposto pela
plataforma. A presente pesquisa objetivou analisar a
aplicabilidade do eSocial de uma entidade privada em
Boa Vista - Roraima no que se refere a Gestão de Pessoas
e setores relacionados. O estudo caracterizou-se por
uma abordagem quantitativa e qualitativa, e quanto
os objetivos e problema de pesquisa, foi utilizada a
abordagem descritiva, bibliográfica, documental, de
campo, observacional e estudo de caso único. Os
resultados consistiram na apreciação de opiniões e
informações dos participantes sobre a usabilidade
da plataforma eSocial, por meio de questionários
aplicados aos colaboradores de diversos setores e
entrevista semiestruturada com a gestão de recursos
humanos. Os setores da entidade que colaboraram
com a pesquisa foram: Recursos Humanos e
Departamento Pessoal, Contábil, Tecnologia da
Informação, Cotações e Compliance. A principal
vantagem da plataforma é conseguir a unificação de
informações, que representa sua finalidade proposta.
Contudo, devido a uma série de dificuldades durante
a sua implementação foi necessário mudanças
comportamentais e na rotina de trabalho dos
setores envolvidos. Nesta perspectiva, o impacto da
legislação do eSocial na organização mostrou que a
tecnologia será cada vez mais habitual e, portanto,
as organizações que se anteciparem e melhor se
capacitarem para este cenário, se beneficiarão com
o aumento de produtividade pelo conhecimento e
funcionamento dos seus processos.
Referências
AMARAL, Fernando. Introdução à Ciência de Dados: mineração de dados e big data. 1ª edição.
Rio de Janeiro – RJ: Alta Books Editora, 2016.
ANÍCIO, Ana Caroline Tibério. SILVA, Vanessa de Cillos. Implantação do eSocial no setor de
recursos humanos: um estudo de caso. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/
article/view/1768/1526. Acesso em 08 nov. 2019
BARCELLA. Georgi. ESOCIAL: uma análise das adequações nas rotinas de departamento pessoal
em empresas do município de Lajeado – RS enquadradas no 1º grupo de implantação. Disponível
em: https://univates.br/bdu/bitstream/10737/2430/1/2018Georgi_Barcella.pdf. Acesso em 30
out. 2019.
BRASIL, Legislação. Decreto nº 7.979, de 8 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7979.htm. Acesso em 09 abr. 2019.
BRASIL, Legislação. Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Disponível em: http://www.
planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8373.htm. Acesso em 09 abr. 2019.
CAMACHO, Marcelo. Gestão Estratégica de Pessoas. 1ª edição. Rio de Janeiro: SESES, 2016.
CORRÊA, Fábio. A gestão do conhecimento aplicada ao setor de tecnologia da informação.
Universidade FUMEC. Mestrado profissional em sistemas de informação e gestão do
conhecimento. Belo Horizonte - MG, 2014. Disponível em: www.fumec.br/revistas/sigc/article/
view/2553. Acesso em: 20 mar. 2019.
COSTA. Nilson da. Et. al. Esocial nas pequenas e medias empresas de venda nova do imigrante
– ES: O desafio da nova ferramenta componente do Sistema Público de Escrituração Digital
(SPED). Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2017/81/2017_81_14506.
pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.
FRANCO, José de Oliveira. Recursos Humanos: fundamentos e processos. 2ª edição. Curitiba –
PR: Editora IESDE BRASIL AS, 2016.
GOVERNO FEDERAL. Manual de Orientação do eSocial. Disponível em: https://portal.esocial.
gov.br/manuais/mos-2-5-01.pdf. Acesso em 16 mar. 2019.
KROENKE. David M. Sistemas de Informações Gerenciais. 1ª edição. São Paulo – SP: Editora
Saraiva, 2017.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos. 2ª edição. São Paulo – SP: Editora Saraiva,
– SP: Editora Pearson, 2015.
LEAL, Jocksanny Maria Del Rio. et. al. Implementação do eSocial: benefícios e desafios sob as
perspectivas dos profissionais contábeis da Paraíba. Revista Gestão e Organizações ISSN 2526-
v. 01, n. 01, Maio/Out. 2016. Disponível em: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/
article/download/1036/588. Acesso em 25 mar. 2019.
LIMA, A. S. H.; RABELO, A. (2018). A importância do e-recrutamento e seleção online no processo
organizacional. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Disponível em: https://www5.bahiana.
edu.br/index.php/psicologia/article/view/1697/1683. Acesso em 16 mar. 2019.
MANN, Hudson de Sant’anna Krepel. HOFFMAM, Rosa Cristina. A implantação do e-social
sob a ótica dos profissionais de RH das cooperativas agropecuárias de Ponta Grossa – PR.
Congresso Internacional de Administração. Disponível em: www.admpg.com.br/2015/down.
php?id=1837&q=1. Acesso em: 18 mar. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica.
ª edição. São Paulo – SP: Editora Atlas, 2017.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 15ª
edição. São Paulo – SP: Editora Saraiva, 2016.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 4ª edição. São Paulo –
SP: Editora Atlas, 2016.
MENDONÇA, Afonso Paulo Albuquerque de. et. al. A tecnologia atrelada ao resultado - Recursos
Humanos frente as novas posturas e atribuições. RRCF, Fortaleza, v.7, n.2, Jul./Dez. 2017.
Disponível em: http://institutoateneu.com.br/ojs/index.php/RRCF/article/view/181. Acesso
em: 25 mar. 2019.
NIVLOUEI, Fahimeh Babaei. Electronic Human Resource Management System: The Main
Element in Capacitating Globalization Paradigm. International Journal of Business and Social
Science Vol. 5 No. 2; February 2014.
OLIVEIRA, Antônio Sérgio. Sped nas pequenas empresas. 1ª edição. São Paulo - SP: Trevisan
Editora, 2014.
PACHECO FILHO, José Gomes; KRUGER, Samuel. eSocial: Modernidade na Prestação de
Informações ao Governo Federal. 1ª edição. Rio de Janeiro - RJ: Atlas, 2015.
PORTAL ESOCIAL. Publicado novo cronograma do eSocial. Disponível em: http://portal.esocial.
gov.br/noticias/publicado-novo-cronograma-do-esocial. Acesso em: 20 mar. 2019.
PORTAL FENACON. Portal Árvore do Conhecimento orienta empresários sobre o eSocial (2016).
Disponível em: http://www.fenacon.org.br/noticias/portal-arvore-do-conhecimento-orientaempresarios-
sobre-o-esocial-651/. Acesso em: 16 mar. 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico:
métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª edição. Editora Feevale. Novo
Hamburgo – RS, 2013.
RANAKOVSKI, Priscila de Souza. eSocial: os primeiros impactos nas empresas da cidade de
Criciúma e região (2019). Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7207. Acesso
em: 08 nov. 2019.
REZENDE, Mardele Eugênia Teixeira. et. al. eSocial prático para gestores. 1ª edição. São Paulo –
SP: Editora Saraiva, 2016.
REZENDE, Mardele Eugênia Teixeira. et. al. E-social aplicado as rotinas trabalhistas. 2 edição.
São Paulo – SP: Editora Saraiva, 2019.
ROSA, Maria Virginia de Figueiredo Pereira do Couto. ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez
Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. 2ª
edição. Belo Horizonte – MG: Editora Autentica, 2015.
SANCEVERINO, Flávio. O impacto do eSocial no departamento pessoal de um órgão público
(2019). Disponível em: https://riuni.unisul.br/handle/12345/7796. Acesso em: 08 nov. 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª edição. São Paulo – SP:
Cortez Editora, 2017.
SHEJO, T.G. E-hrm is a boon or bane. Intercontinental Journal Of Human Resource Research
Review ISSN: 2320-9704 - Online Issn:2347-1662 - Print Impact Factor:1.615 Volume 4, Issue 1,
January 2016.
SILVA, Renato Caldas da. FONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e. As dificuldades encontradas
na implantação do e-social em empresas do município de São Luís do Maranhão (2019). Revista
Foco. Disponível em: http://revistafocoadm.org/index.php/foco/article/view/672/pdf. Acesso
em: 08 nov. 2019.
SOUZA, Helcimara Affonso de. Administração de Sistemas de Informação. 1ª edição. Rio de
Janeiro – RJ: SESES, 2015.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios.
Rio de Janeiro – RJ: Editora FGV, 2015.
TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tecnologia da informação transformando as organizações e o
trabalho. Edição Digital. Rio de Janeiro – RJ: Editora FGV, 2014.
TRIVELATO, Ingrid Grace de Souza. Sistema público de escrituração digital – SPED. 1ª edição. Rio
de Janeiro - RJ: SESES, 2018.
TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão - em busca de um
melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª edição. Porto Alegre – RS: Editora Bookman,
VASSOLER, Herika Dassoler. O Sistema De Escrituração Fiscal Digital Das Obrigações Fiscais
Previdenciárias E Trabalhistas – Esocial (2015). Disponível em: http://repositorio.unesc.net/
bitstream/1/3637/1/H%C3%A9rika%20Dassoler%20Vassoler.pdf. Acesso em 20 abr. 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.