VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL:

UMA PERCEPÇÃO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Zilton Bartolomeu Martins UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Eliana de Souza Manes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Cleonice Richartz UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Valorização., Reconhecimento., Profissional Contábil, Concluintes, Ensino Médio

Resumo

Este artigo se propôs a analisar a percepção de concluintes do ensino médio acerca da valorização e reconhecimento do profissional contábil. A metodologia deste estudo foi classificada conforme a abordagem como quantitativa, de acordo com os objetivos, como descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de levantamento. Aplicou-se um questionário baseado no estudo de Galvão (2016), composto por 29 questões fechadas e validado por três professores da área. O questionário foi aplicado aos alunos do 3º ano do ensino médio de 2019/2 de uma escola pública na cidade de Antônio Carlos, estado de Santa Catarina (SC). A população foi de 155 alunos e obteve-se uma amostra de 123 respondentes, que representa 79,35% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência relativa. Constatou-se que os alunos veem as atividades dos profissionais contábeis como repetitivas e possuem conhecimento acerca das atividades profissionais prestadas pelos contadores. A grande maioria dos alunos respondentes compreende que o Contador faz análises financeiras e auxilia o gestor na tomada de decisões. Verificou-se ainda que os alunos veem o profissional de contabilidade e os serviços que o mesmo executa como importantes para sociedade, assim como consideram a profissão importante para o desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Zilton Bartolomeu Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Zilton Bartolomeu Martins – E-mail: ziltonmartins@univali.br

Eliana de Souza Manes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Eliana de Souza Manes

Cleonice Richartz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Cleonice Richartz

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Arquivos adicionais

Publicado

30-08-2023

Como Citar

MARTINS, Z. B.; MANES, E. de S.; RICHARTZ, C. VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL:: UMA PERCEPÇÃO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 165–183, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2591. Acesso em: 22 dez. 2024.