VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL:

UMA PERCEPÇÃO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Zilton Bartolomeu Martins UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Eliana de Souza Manes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Cleonice Richartz UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Valorização., Reconhecimento., Profissional Contábil, Concluintes, Ensino Médio

Resumo

Este artigo se propôs a analisar a percepção de concluintes do ensino médio acerca da valorização e reconhecimento do profissional contábil. A metodologia deste estudo foi classificada conforme a abordagem como quantitativa, de acordo com os objetivos, como descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de levantamento. Aplicou-se um questionário baseado no estudo de Galvão (2016), composto por 29 questões fechadas e validado por três professores da área. O questionário foi aplicado aos alunos do 3º ano do ensino médio de 2019/2 de uma escola pública na cidade de Antônio Carlos, estado de Santa Catarina (SC). A população foi de 155 alunos e obteve-se uma amostra de 123 respondentes, que representa 79,35% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência relativa. Constatou-se que os alunos veem as atividades dos profissionais contábeis como repetitivas e possuem conhecimento acerca das atividades profissionais prestadas pelos contadores. A grande maioria dos alunos respondentes compreende que o Contador faz análises financeiras e auxilia o gestor na tomada de decisões. Verificou-se ainda que os alunos veem o profissional de contabilidade e os serviços que o mesmo executa como importantes para sociedade, assim como consideram a profissão importante para o desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Zilton Bartolomeu Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Zilton Bartolomeu Martins – E-mail: ziltonmartins@univali.br

Eliana de Souza Manes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Eliana de Souza Manes

Cleonice Richartz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Cleonice Richartz

Referências

ALFLEN, D. V.; LOUBACK, L.; FERREIRA, J. L. D. A satisfação dos profissionais Contadores: Um estudo aplicado em escritórios de campo mourão. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CAMPO MOURÃO, 9, 2014, Campo Mourão/PR. Anais[...] Campo Mourão: UNESPAR, 2014.

ALMEIDA, G. T.; MEDEIROS, L. M. Percepções em relação ao profissional contábil: Investigação comparativa com estudantes ingressantes e concluintes. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 22, n. 1, p. 104-121, 2017.

ANDON, P.; CHONG, K. M.; ROEBUCK, P. Personality preferences of accounting and non-accounting graduates seeking to enter the accounting profession. Critical Perspectives on Accounting, v. 21, n. 4, p. 253-265, 2010.

AYRES, R. M.; NASCIMENTO, J. C. H. B.; MACEDO, M. A. S. Satisfação do profissional de contabilidade do estado do Rio de Janeiro quanto à qualidade de vida no trabalho – QVT (2014-2015): Uma análise por PLS-SEM com base no modelo dimensional de Walton. Revista Pensar Contábil, v. 18, n. 67, p. 5-14, 2016.

BARBOSA, M. A. G.; OTT, E. A organização profissional contábil no estado do Rio Grande do Sul no período de 1882 a 1947. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 4, p. 34-50, 2015.

BRITO, J. D. D. F. et al. A percepção da profissão contábil sob a ótica de três públicos: Alunos, contabilistas e profissionais ligados à outras áreas. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 10, n. 1, p. 36-52, 2016.

BYRNE, M.; WILLIS, P.; BURKE, J. Influences on school leavers’ career decisions: Implications for the accounting profession. The International Journal of Management Education, v. 10, n. 2, p. 101-111, 2012.

CAMPOS, R. R. F.; NORONHA, A. P. P. A relação entre indecisão profissional e otimismo disposicional em adolescentes. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p.219-232, 2016.

CUNHA, M. C. F.; FERNANDES, M. S. A. A utilização da contabilidade de Custos na formação do preço de venda. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 10, 2013, João Pessoa/PB. Anais [...] João Pessoa: UFPB, 2013.

CURTY, N. A. P.; TAVARES, T. A imagem dos contadores sobre sua profissão e a Teoria das Representações Sociais: Um estudo empírico na cidade de Londrina e região. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE. 5, 2014, Santa Catarina/SC. Anais[...]. Santa Catarina: UFSC, 2014.

DAVOODIFAR, M. H. Challenging ethic facing the professional accounting in the today world. Journal of Applied Environmental and Biological Sciences, v. 5, n. 4, p. 89-94, 2015.

FINKLER, F. C.; AJALA, R. S.; SCHERER, L. A imagem do profissional contábil. Revista Observatório de La Economía Latinoamericana, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2018.

FRANCO, I. F. S. et al. A visão dos contabilistas sobre a valorização e o reconhecimento do profissional. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, v. 6, n. 22, p.132-147, 2018.

GALVÃO, N. M. S. Percepção dos estudantes do ensino médio acerca do profissional contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 4, n. 2, p. 40-53, 2016.

HSIAO, J.; CASA NOVA, S.P.C. Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 72, p. 393-407, 2016.

KASPINA, R. Continuing professional development of accounting and auditing: Russian experience and challenges. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 191, n. 1, p. 550-553, 2015.

KHALID, F. M. et al. Factors influencing high school students to major in Accounting. Global Business & Management Research, v.10, n. 3, p. 605-615, 2018.

MACHADO, D.; ROSA, T.; MARTINS, Z. B. O mercado de trabalho na percepção dos profissionais contábeis. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 13, n. 1, p. 84-104, 2019.

MANHANI, L. P. S. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, n. 12, p. 25-33, 2015.

MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; CASA NOVA, S. P. C. Formação do Contador: O que o mercado quer, é o que ele tem? Um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 59-83, 2014.

MARTINS, J. V.; MARTINS, Z. B.; MORAIS, M. L. S. Atributos e habilidades do profissional contábil e a importância de seus serviços para a tomada de decisão empresarial. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 1, p. 5-18, 2019.

MENEZES, J. B. F. et al. A escolha da carreira docente: Como pensam os discentes do 3º ano do ensino médio do município de Capistrano/CE?. Revista Profissão Docente, v. 16, n. 35, p. 27-35, 2016. MIRANDA, V. L.; FARIA, J. A. Caricaturas e estereótipos do contador: Como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulação no Brasil?. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 3, p. 1087-1116, 2016. MORAIS, M. L. S.; MARTINS, Z. B.; ALBERTON, L. Percepção dos Auditores Independentes quanto à efetividade da capacitação realizada para o cumprimento da Norma Brasileira de Contabilidade de Educação Profissional Continuada. Pensar Contábil, v. 19, n. 69, p. 4-17, 2017.

PELEIAS, I. R. et al. Atributos do desempenho profissional na visão de empresários contábeis da grande São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 2, p. 160-181, 2015.

PELEIAS, I. R.; NUNES, C. A.; CARVALHO, R. F. Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de instituições de ensino superior particulares na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 10, n. 3, p. 39-58, 2017.

REIS, A. O. et al. Perfil do profissional contábil: Habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de contabilidade, v.12, n. 25, p. 95-116, 2015.

SANTOS, E. A. Fatores determinantes da intenção de escolha da carreira na área de contabilidade: Um estudo sob o enfoque da teoria do comportamento planejado. 2016.114 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

SANTOS, E. A.; MOURA, I. V.; ALMEIDA, L. B. Intenção dos alunos em seguir carreira na área de contabilidade sob a perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 1, p. 66-82, 2018.

SCHMIDT, P. et al. Perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil. ConTexto, v. 12, n. 21, p. 87-104, 2012.

SILVA, B. N.; SANTANA, C. L.; MEIRELLES JÚNIOR, J. C. Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: A percepção de formandos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 1, n. 225, p. 66-77, 2017.

SOUZA, D. C. C.; VAZQUEZ, D. A. Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 2, p. 409-426, 2015.

VALE, L. R.; FERREIRA, F. M.; WIESNER, R. A aplicação prática do código de ética na prestação de serviços contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 1, n. 221, p. 16-29, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

30-08-2023

Como Citar

MARTINS, Z. B.; MANES, E. de S.; RICHARTZ, C. VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL:: UMA PERCEPÇÃO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 165–183, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2591. Acesso em: 27 abr. 2024.