A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO

Autores

  • Zilton Bartolomeu Martins UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Lilian dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Vinicius Junkes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Qualidade do Ensino Ofertado, Acadêmicos, Ciências Contábeis

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a
percepção de acadêmicos de um curso de graduação
em Ciências Contábeis acerca da qualidade do ensino
ofertado. A metodologia desta pesquisa caracterizouse
como quantitativa quanto à abordagem, descritiva
em relação ao objetivo e de levantamento, no que diz
respeito aos procedimentos. O instrumento de coleta
de dados foi um questionário baseado nas pesquisas
de Walter (2006), Fortes, Correia, Barros Filho e
Santos (2011), Poffo (2012), Borges, Santos e Leal
(2014), Lizote, Verdinelli, Borba e Brasil (2014), Milan
et al. (2014), Pacheco, Mesquita e Dias (2015), Cunha,
Gomes e Beck (2016), Ferreira (2016), Medeiros
(2017), Silva, Silva, Silva e Santos (2018), Wojahn,
Ramos e Carvalho (2018) e Medeiros e Teixeira (2019),
contendo 30 (trinta) questões fechadas, aplicado por
meio eletrônico, no período entre março e abril de
2020 e validado por 3 (três) professores da área. A
população foi de 101 acadêmicos matriculados no
curso de Ciências Contábeis de uma universidade
comunitária de Santa Catarina, em 2020/1 e obtevese
uma amostra de 65 respondentes, que representa
64,36% da população. Os dados coletados foram
tabulados por meio do Google Formulários® e
utilizou-se como técnica de análise de dados para
os resultados, a estatística descritiva, segundo a
distribuição de frequência relativa. Como principais
resultados, observou-se que os respondentes
possuem a percepção de que o curso de graduação
em Ciências Contábeis em questão oferta um ensino
com qualidade, porém, há alguns pequenos pontos
negativos a serem modificados, para que a qualidade
percebida seja ainda melhor.

Biografia do Autor

Zilton Bartolomeu Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor Correspondente: Zilton Bartolomeu Martins ziltonmartins@univali.br

Lilian dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

qualitas@uepb.edu.br

Vinicius Junkes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Vinicius Junkes

qualitas@uepb.edu.br

Referências

ALFLEN, E. R.; MELLO, A. P.; MARTINS, Z. B. Expectativas dos ingressantes e grau de satisfação dos

concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista Mineira de Contabilidade,

v. 18, n. 3, p. 79-89, 2017.

ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. V. A. Expectativa e satisfação dos alunos de Ciências

Contábeis com relação às competências docentes. Revista Electrónica Iberoamericana sobre

Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 10, n. 1, p. 74-91, 2012.

ARAÚJO, T. S.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Satisfação dos professores de contabilidade no

Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 28, n. 74, p. 264-281, 2017.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: Uma discussão

bibliográfica. Avaliação, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.

BORGES, L. F. M.; SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A. Quality in educational service: Expectations versus

performance in the Accounting undergraduate course. European Scientific Journal, v. 10, n. 1, p.

-114, 2014.

BRAUM, L. M. S.; LEÃO, A. L. D. B. C.; FREIRE, O. B. L. F.; WALTER, S. A. Percepção dos alunos sobre

qualidade no ensino superior: Identificação das prioridades de melhoria no curso de Ciências

Contábeis. Revista de Estudos Contábeis, v. 6, n. 11, p. 62-80, 2015.

BUESA, N. Y. A evolução histórica da contabilidade como ramo do conhecimento. Revista

Eletrônica Gestão e Negócios, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2010.

CUNHA, P. R.; GOMES, G. BECK, F. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis:

Estudo em universidades públicas de Santa Catarina. Revista Contabilidade Vista e Revista, v.

, n. 1, p. 42-62, 2016.

DEGTJARJOVA, I.; LAPINA, I.; FREIDENFELDS, D. Student as stakeholder: “voice of customer” in

higher education quality development. Marketing and Management of Innovations, v. 1, n. 2,

p. 388-398, 2018.

FERREIRA, J. B. Avaliação da qualidade de serviços em uma instituição privada de ensino

superior do Alto Paranaíba/MG. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) -

Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Goiás, Catalão,

FORTES, V. C.; CORREIA, M. R.; BARROS FILHO, A. C.; DOS SANTOS, R. B. C. Avaliação da qualidade

no ensino superior: Aplicação do modelo HEdPERF em uma IES privada. In: CONGRESSO NACIONAL

DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7, 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2011.

JAGER, J.; GBADAMOSI, G. Specific remedy for specific problem: Measuring service quality in

South African higher education. Higher Education, v. 60, n. 3, p. 251-267, 2009.

KRUGER, S. D.; MAZZIONI, S.; RESENDE, A.; GUBIANI, C. A.; ZANIN, A. O perfil desejado do egresso

dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense da

Ciência Contábil, v. 12, n. 34, p. 40-52, 2013.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; BORBA, J. A.; BRASIL, M. L. A. V. Satisfação dos acadêmicos com

o curso de Ciências Contábeis: Um estudo em instituições de ensino superior privadas. Advances

in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 407-431, 2014.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; TERRES, J. C.; CAMOZZATO, E. S.; SEEMANN, J. S. Satisfação dos

alunos com o curso de Ciências Contábeis: Uma análise em diferentes Instituições de Ensino

Superior. Revista Ambiente Contábil, v. 10, n. 1, p. 293-307, 2018.

MAGALHÃES, R. L. R.; CUNHA, J. V. A.; COLARES, A. C. V. Qualidade do curso de Ciências Contábeis

na avaliação dos egressos. Revista de Informação Contábil, v. 7, n. 4, p. 35-54, 2013.

MATHIAS, L. R. G. M.; SERAFIM JUNIOR, V. S.; BESEN, F. G.; ARAÚJO, T. V. Percepção sobre qualidade

de ensino dos graduandos do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE – Universidade Estadual

do Oeste do Paraná. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, v. 6, n. 24, p. 107-121,

MÁZARO, A. L. Análise da qualidade de serviços educacionais do curso de Administração de uma

instituição de ensino superior privada: Aplicação da escala SERVQUAL. 2017. 102 f. Dissertação

(Mestrado em Gestão Organizacional) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional,

Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.

MEDEIROS, C. C.; TEIXEIRA, A. A influência dos atributos da qualidade do ensino para a retenção

de alunos de uma instituição de ensino federal. Revista Gestão Organizacional, v. 17, n. 1, p. 58-

, 2019.

MEDEIROS, C. F. Instrumentos para melhoria da qualidade em instituições de ensino superior.

85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação

em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

MILAN, G. S.; LARENTIS, F.; CORSO, A.; EBERLE, L.; LAZZARI, F.; DEONIR, T. Atributos de qualidade

dos serviços prestados por uma IES e os fatores que impactam na satisfação dos alunos do curso

de graduação em Administração. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES

DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 35, 2014, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Rio de Janeiro:

ANPAD, 2014.

NEIVA, T. M. S. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem na promoção da qualidade

do ensino superior: Uma análise no curso de Medicina do campus UFS Lagarto. 2018. 172 f.

Dissertação (Mestrado Nacional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em

Administração Pública, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

PACHECO, I. J. D.; MESQUITA, J. M. C.; DIAS, A. T. Qualidade percebida e satisfação dos alunos da

rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, n. 2, p.

-28, 2015.

PASQUINI, E. S.; SANTOS, M.; PASCUAL, J. V. I; SUPPION, K.; TAMBOSI FILHO, E. Avaliação dos cursos

de ensino superior através da ótica discente de satisfação/insatisfação. Revista da Faculdade de

Administração e Economia, v.3, n. 2, p.147-165, 2012.

PELEIAS, I. R.; SILVA, G. P.; SEGRETI, J. B.; CHIROTTO, A. R. Evolução do ensino da contabilidade no

Brasil: Uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, v. 18, n. 1, p. 19-32, 2007.

PEREIRA, V. H.; OLIVEIRA, J. G.; CUNHA, J. V. A.; AVELINO, B. C. Desempenho passado como

fator determinante do desempenho futuro: Avaliação em um curso Stricto Sensu em Ciências

Contábeis. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 21, n. 3, p. 439-458, 2018.

POFFO, G. D. Diagnóstico da qualidade em uma instituição de ensino superior: A percepção da

comunidade acadêmica. 2012. 323 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de

Pós-Graduação em Administração, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2012.

ROTHEN, J. C.; TAVARES, M. G. M.; SANTANA, A. C. M. O discurso da qualidade em periódicos

internacionais e nacionais: Uma análise crítica. Revista Educação em Questão, v. 51, n. 37, p.

-273, 2015.

SANTOS NETO, M. Adoção das IFRS e a relevância da informação contábil utilizando regressão

quantílica. 2017. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-

Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

SILVA, I. A.; TOSS, J. T.; SILVA, I. A. ISO 9001:2008 – A gestão da qualidade em instituições de

ensino superior. Revista Global Manager Acadêmica, v. 6, n. 2, p. 448-458, 2017.

SILVA, M. A. V.; SILVA, M. P.; SILVA, P. Z. P.; SANTOS, R. R. Escala SERVQUAL e percepção de

qualidade de ensino dos discentes: Uma aplicação em um instituto federal de educação, ciência

e tecnologia. Revista UNIFAMMA, v. 17, n. 1, p. 1-23, 2018.

SILVA, S. M.; NEVES, S. M.; CARVALHO, H. D.; OLIVEIRA, C. H. Avaliação da qualidade em serviços:

Uma análise com relação à percepção dos discentes de uma instituição de ensino superior.

Revista Produção Online, v. 19, n. 2, p. 722-758, 2019.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Qualidade no ensino de graduação: Concepções de docentes

pesquisadores. Avaliação, v. 22, n. 2, p. 316-331, 2017.

SOUZA, V. C. Qualidade na educação superior: Uma visão operacional do conceito. Avaliação, v.

, n. 2, p. 332-357, 2017.

SULTAN, P.; YIN WONG, H. Service quality in a higher education context: An integrated model.

Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 24, n. 5, p. 755-784, 2012.

VENTURINI, J.; PEREIRA, B. A. D.; VIEIRA, K. M.; MILACH, F. Satisfação dos alunos do curso de

Ciências Contábeis da UNIFRA: Um estudo à luz das equações estruturais. In: CONGRESSO USP

CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8, 2008, São Paulo/SP. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008.

WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino

superior. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação

em Administração, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.

WOJAHN, R. M.; RAMOS, S. P.; CARVALHO, L. C. Proposta de modelo para avaliação da satisfação

com a qualidade do ensino. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 11, n. 1, p. 1-23,

Arquivos adicionais

Publicado

11-08-2023

Como Citar

MARTINS, Z. B.; SANTOS, L. dos; JUNKES, V. A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 41–62, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2458. Acesso em: 22 jul. 2024.